ACLASP celebra os 469 anos da cidade de São Paulo na ALESP.
Por: Sula Costa
Aconteceu neste último dia (23.01) o evento realizado na (ALESP) Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a celebração que comemorou o Aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo e também o aniversário de Tom Jobim, um ícone da nossa cultura, que estaria fazendo 96 anos, no dia 25 de janeiro de 2023.
O evento promovido pela ACLASP - Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo, que ao longo dos anos tourou-se uma instituição criada com o objetivo de preservar a língua portuguesa, preservar a memória do país, homenagear pessoas de destaque que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. A ACLASP não tem fins lucrativos e realiza diversas atividades beneficentes junto ao Hospital das Clínicas, ONGs, e ajuda pessoas que desenvolvem um trabelho social alimentando ou ajudando pessoas carentes.
Com diretoria formada por: Roberto Ferrari, presidente, Jamil Hassan, vice-presidente, Zaine Assaf, diretora de relações públicas e Edvaldo Rosa, primeiro secretário. A ACLASP foi criada para se contrapor a instituições que fizeram da cultura um mercado de títulos e comendas.
A cerimônia foi conduzida sob o olhar de Roberto Ferrari, natural de São Paulo , que se formou em engenharia e fez duas pós-graduações. Aos 54 anos de idade resolveu seguir sua real vocação: Escrever. Roberto iniciou sua carreira literária em 2011 e já publicou os livros: Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina, Fundamental como o Amor, Refúgio da Alma, Negócios de Sangue, Intenso como a Vida, Mansão Molnár, Juras Apaixonadas, O Ceifador de Almas e Suplício de Amor, entre outros.
Além de pertencer a várias Academias de Letras e é Presidente da ACLASP- Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo, Roberto já recebeu diversas homenagens e entre elas pode-se destacar a feita pela ABRASCI que o elegeu para ocupar a cadeira de nº 39, cujo patrono é Vinicius de Moraes.
No transcorrer de sua curta carreira, Roberto já participou de mais de 160 Antologias Poéticas. Como ele mesmo diz o trabalho em prol da cultura, é árduo, porém dignificante.
A mesa de honra da solenidade foi composta por pessoas de expressão que através de suas ações desenvolveram nossa sociedade e também lutaram por justiça e igualdade. A mesa de honra foi formada por:
Roberto Ferrari (Presidente da ACLASP) ,Tirso Meirelles
(Presidente do SEBRAE Brasil), Deputado Rodrigo Moraes , Cidinha Raiz (Comendadora da Ordem Internacional dos Parlamentares da Língua Portuguesa e Nações delinguísticaPortuguesa), Comandante Carlos Alexandre Braga (Inspetor Superintendente da GCM SP).
O evento deu posse a três novos membros da ACLASP que com certeza elevarão o nome da academia por seu trabalho em prol da sociedade paulistana. Os empossados da noite que celebrava o aniversário da cidade de São Paulo foram:
-Luiz Antonio L. Travain , Pontes de Miranda (Colegiado de Ciências Jurídicas), Dr. Umberto Luiz Borges D’urso (advogado),Heráclito Fontoura Sobral Pinto(Colegiado de Ciências Jurídicas), Cybele Imamura (hipnoterapeuta) , Dave Elman (Colegiado de Ciências Médicas).
Durante o evento várias personalidades foram homenageadas com o Diploma Fundação Cidade de São Paulo por seu mérito em vários campos de atuação. Os homenageados com o Diploma Fundação Cidade de São Paulo foram:
Deputado Rodrigo Moraes , Comandante Carlos Alexandre Braga , Samantha Ribeiro Meyer, Paulah Gauss , Cely Rodrigues , Cristina Gardin, Silvana Rocha , Dra Flávia Ohde, Vereador Jose Galvão , Missionário José Olímpio, Anesio Fassina, Rose Bauer, Zanir Furtado, Alessandro Sgro , Glauber Bassi, Samanta Constantino, Aline Araújo , Anderson Nascimento, Katia Boulos, Ângela Meneguello, Grupo Um Toque a Mais.
Receberam o Diploma Zumbi dos Palmares: Maria Aparecida Pinto - Cidinha Raiz (Comendadora da Ordem Internacional dos Parlamentares da Língua Portuguesa e Nações de linguística Portuguesa ), Yakini Nunes Rodrigues
(Stylistics e RP Pautada na D&I).
Durante o evento aconteceram várias apresentações artísticas que abrilhantaram a noite e podemos citar a cantora Paulah Gauss, Grupo de samba Um Toque a Mais, a harpista Cely Rodrigues e o cantor Alessandro Sgro, e ponto alto do evento deu-se com o ilusionista Issao , que é comprovadamente o primeiro ilusionista do Brasil. Foi ele quem diferenciou pela primeira vez na história o termo “mágica” do termo “ilusionismo”. Considerado pela mídia brasileira como O maior ilusionista do Brasil de todos os tempos pelo conjunto de obras inéditas realizadas por duas décadas seguidas.
Hoje Issão Imamura é um especialista em comportamento humano, desenvolvendo esta habilidade por 4 décadas, sob uma ótica muito particular: pela perspectiva da arte do ilusionismo. Com este conhecimento único, o artista se tornou um mentor e sua arte se tornou uma ferramenta transformadora da mentalidade humana, encerrando a cerimônia festiva com chave de ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário