A coletânea “PRETOS EM CONTOS – Volume 2” é finalista do Prêmio Jabuti 2022
Um dos maiores prêmios literários do país anunciou, entre os finalistas da categoria ‘Contos”, a coletânea que reúne textos de autores (e autoras) negros
Por: Sula Costa
Trata-se de quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
E, na categoria ‘Conto’, a coletânea “PRETOS EM CONTOS – Volume 2” que reúne textos autorais de diversos escritores e escritoras negras foi anunciado como finalista.
Segundo o organizador da obra, o também autor, Plínio Camilo*, esta antologia é “uma experiência narrativa que tem uma gama de olhares negros e diversificados. Não se trata de um olhar uno e, sim, aquilombado. São diversas facetas, luminosidades, reminiscências, sinais; são escritores e narradores pretos que têm influência e buscam o merecido protagonismo”, destaca.
Ressaltando que a "força da coletividade” fundamenta todo o projeto editorial da obra, Plínio Camilo lembra a importância da antologia por apresentar as vivências e saberes das narrativas negras:” Ainda não temos esses lugares, não temos nada além de vontade...” reforça.
Os autores participantes da antologia “PRETOS EM CONTOS – Volume 2” são Cristiane Sobral, Débora M. Andrade, Denise Nascimento, Diogo Nogue, Gabriel Messias, Ifè Oadq, Kátia Moraes, Luana Levy, Maza Dia Mpungo, Negro Du, Plínio Camillo, Shirley Maia, Suedi Fernandes, Thiago Pedroso e Vinicius Henrique.
Sobre o Prêmio Jabuti: na próxima etapa (8 de novembro) serão conhecidos os 5 finalistas e, na última fase (24 de novembro) serão anunciados os vencedores em uma cerimônia que será realizada no Theatro Municipal de São Paulo.
*Quem é Plínio Camilo
Natural de Ribeirão Preto (1960), reside em São Paulo desde 1984, é formado em Linguística (UNICAMP/USP); fez cursos de teatro (UNICAMP/Oficina Teatral Oduvaldo Vianna Filho); é autor de vários livros de contos; também é roteirista, produtor de quadrinhos e documentários, entre outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário