Inspirado na Copa do Mundo, programa de inovação corporativa recebe quase 500 ideias apenas na 1ª edição
Para estimular o intraempreendedorismo, a Copa Omni de Inovação engajou 350 colaboradores e parceiros do grupo na proposta de soluções voltadas à eficiência operacional. Executivos da empresa atuaram como árbitros e cartolas
A aproximação da Copa do Mundo foi a inspiração para um programa de gestão de ideias e de inovação 100% autoral, que resultou em quase 500 propostas voltadas à eficiência operacional da Omni, um dos principais players no segmento de financiamento de veículos usados, crédito varejista e microcrédito no país. A operacionalização da Copa Omni de Inovação se deu usando o Imagine, plataforma de inovação que engaja e dá voz aos colaboradores, incentivando a proposição de ideias e o intraempreendedorismo, e, muito além disso, funciona como uma consultoria de estratégias de engajamento. A solução, do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios, funciona como uma rede social, em que os colaboradores podem cadastrar ideias, acompanhar sua evolução e interagir com os times.
“Resultado disso, a Copa Omni de Inovação contou com a participação de 350 colaboradores, além de membros do time executivo, que atuaram como árbitros e cartolas na dinâmica. Dez finalistas foram selecionados para terem suas ideias avaliadas pela diretoria da Omni, chegando a cinco propostas escolhidas para se apresentarem no pitch-day e três aprovadas para implantação na empresa”, pontua Maiara Muraro Martins, Head do Imagine.
“Tivemos um sucesso que nem esperávamos. Usando como mote o tema futebol, formamos times multidisciplinares e demos protagonismo aos que contribuíram com soluções para desafios estratégicos da Omni, visando maior eficiência operacional. E mesmo as ideias que não ficaram entre as finalistas, serão encaminhadas para as áreas da empresa, para que os times avaliem como podem ser aproveitadas em suas necessidades específicas. Acreditamos que autonomia, liberdade e motivação são aspectos cruciais para empresas que querem manter a inovação em seu core e apostamos nisso para engajar nossas equipes”, comemora Juliana Burza, Gerente de Inovação da Omni.
Para que ideias tenham fácil entendimento e para engajar os colaboradores de fato, é preciso uma plataforma dinâmica, didática e intuitiva, o que naturalmente vai fomentar uma cultura inovadora nas empresas. “Quando vemos nossos parceiros tendo resultados de sucesso, reforçamos a certeza de que qualquer pessoa em uma empresa pode e deve participar dos processos de inovação e que ambientes colaborativos contribuem não só para resultados, mas também para a construção de um senso de pertencimento e de credibilidade”, afirma Maiara.
Além da adoção da plataforma, outro fator importante na construção da cultura de inovação na Omni é a capacitação dos colaboradores. “Para que os times se sintam estimulados, é preciso, antes de tudo, capacitá-los. A estratégia de apoio à cultura da inovação precisa de preparação prévia para motivar os colaboradores, como workshops, palestras e cursos, que comecem a plantar essa semente dentro da empresa. Como temos áreas e perfis diferentes no grupo, tivemos que entender como conectar e engajar a todos.”, pontua Juliana.
Nesse aspecto, a empresa contou com a parceria da Omni Universidade (plataforma de aprendizagem da própria Omni), que foi responsável por disseminar conteúdos de inovação para os times se desenvolverem internamente. “Dessa forma, eles puderam entender suas habilidades, desenvolver a criatividade e, da nossa parte, o que mais percebemos foi a real vontade de interação entre eles, fator que talvez nunca acontecesse, se não houvesse um estímulo”, comenta Juliana. “Além disso, a Omni teve também o auxílio do próprio do time do Imagine nessa parte importante da jornada, com a realização de encontros & Talks sobre cultura de inovação para líderes e outras ações de incentivo”, conclui.
Sobre o Grupo FCamara
O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais: www.fcamara.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário