Aparecida ganha réplica da casa onde ocorreu o milagre das velas
Espaço aberto aos devotos está localizado na Galeria Recreio, ao lado da Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida.
Em celebração à Festa da Padroeira, a Galeria Recreio, localizada no Centro histórico de Aparecida-SP, inaugurou neste mês de outubro uma réplica da casa onde os primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida testemunharam o Milagre das Velas, um dos mais famosos feitos atribuído a imagem encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717.
A estrutura foi construída de acordo com os registros do período e relatos dos primeiros devotos da Santa, os moradores da vila, onde viveu os pescadores que encontraram e abrigaram a imagem, há mais de 300 anos. Aberta ao público, o espaço leva os devotos a uma viagem no tempo, permitindo um momento de reflexão e oração diante da imagem de Nossa Senhora.
História
Segundo a historiadora Tereza Pasin, autora do livro “História de Nossa Senhora Aparecida”, logo após o encontro da Santa nas águas barrentas do Rio Paraíba do Sul, em outubro de 1717, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ficou com as famílias dos pescadores: Domingos Garcia, seu filho João Alves e seu cunhado Felipe Pedroso, que iniciaram uma devoção familiar”, disse Tereza.
Por volta de 1732 a Imagem, que estava com Felipe Pedroso, o pescador mais idoso, foi levada de volta para o bairro das Pedras --atualmente chamado de Itaguaçu-- e entregue ao seu filho Atanásio Pedroso, que fez um oratório e, em um altar de paus, para abrigar a peça.
“Todos os sábados, as famílias se reuniam ao redor daquele altar para rezar o terço e a ladainha. Em uma noite, duas velas de cera de abelha mandaçaia que alumiavam a Imagem apagaram-se, causando uma escuridão absoluta. Silvana da Rocha, esposa de Domingos Garcia, tentou acendê-las, mas antes de se aproximar as velas se acenderam sozinhas. Todos gritaram pela primeira vez: milagre, milagre! Era o início da devoção popular.”
Galeria
Com 7.530m² de área construída, distribuídos em 4 andares, o centro comercial, que pertence a Congregação do Santíssimo Redentor, agora oferece a seus usuários um ambiente seguro e confortável, com banheiros modernos, ambiente climatizado, sistema de som, mirante com vista incrível para o Santuário Nacional, ampla praça de alimentação e mais de 80 lojas com diversas opções para presentes e lembranças. A acessibilidade também está garantida com a instalação de rampas, elevadores e escadas rolantes.
Outro destaque da obra é a fachada, que foi totalmente reformada, mantendo o conceito original do prédio, construído no final do século 19 e ampliado nas décadas seguintes. Ao todo a obra de modernização durou 22 meses e chegou a contar com a participação simultânea de mais de 300 operários, no auge dos trabalhos. A inauguração do projeto aconteceu em 4 de outubro de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário