Pesquisa Real Time Data: Zema lidera Minas com 44% das intenções; Kalil tem 33%
Levantamento também mostra Aécio Neves (PSDB) e Alexandre Silveira (PSD) empatados na disputa pelo Senado, mas total de brancos, nulos e indecisos é expressivo
Pesquisa quantitativa divulgada pela Real Time Big Data mostra o atual governador Romeu Zema (Novo) na liderança da corrida ao governo mineiro, com 44% das intenções de voto. Na sequência, os mais bem colocados são Alexandre Kalil (PSD), com 33%, e Carlos Viana (PL), 8%. Marcos Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB) surgem tecnicamente empatados, com resultados variando entre 0% e 2%.
O cenário considerando uma disputa apenas entre os pré-candidatos Romeu Zema e Alexandre Kalil traz o atual governador com 48% contra 39% de Kalil. Na simulação de pesquisa induzida – quando outras informações são associadas aos nomes dos candidatos –, Kalil assume a liderança com 41% das intenções, Zema aparece em segundo com 35%, seguido de Carlos Viana, com 16%, e Marcus Pestana, com 2%.
Sobre as intenções de votos para o Senado, a Real Time Big Data considerou dois cenários estimulados e um induzido. Em todos eles, há resultados expressivos em relação aos votos brancos e nulos ou de eleitores que não souberam responder.
No primeiro cenário, há um empate técnico entre os três primeiros colocados; Aécio Neves (PSDB) tem 16%, Alexandre Silveira (PSD), 11%, e Cleitinho (PSC), 10%. Duda Salabert (PDT) aparece com 7%, Marcelo Álvaro Antônio (PL) tem 3%, Paulo Piau (MDB), 2%, e Dirlene Marques (PSTU) não recebeu votos. Brancos e nulos ou aqueles que não souberam responder somam 50%.
No segundo cenário sem Aécio Neves, Alexandre Silveira aparece tecnicamente empatado com Cleitinho: 13 e 12%, respectivamente. Marcelo Álvaro Antônio (PL) e Paulo Piau (MDB) têm 4%, Marcelo Aro (PP), 2%, e Dirlene Marques (PSTU) não pontuou. Votos brancos e nulos ou aqueles que não souberam responder representam 65% dos resultados.
Na pesquisa induzida, Alexandre Silveira aparece mais uma vez à frente da disputa com 21%. Mas, nesse cenário, candidatos situados mais atrás ganharam expressividade. Marcelo Álvaro, do PL, surge com 14%, Marcelo Aro (PP) tem 10%, Duda Salabert (PDT) e Cleitinho (PSC), têm 9%, e Paulo Piau (MDB), 3%. O contingente dos entrevistados que optaram pelo voto branco e nulo ou que não souberam responder somou 34%.
“O número expressivo de brancos, nulos e de pessoas que ainda não se decidiram mostra um potencial de crescimento para todos os candidatos, mesmo que um ou outro cenário favoreça um deles no momento”, analisa Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores de Minas Gerais, entre os dias 19 e 20 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número MG-05124/2022.
Sobre a Real Time Big Data
A Real Time Big Data é um instituto de pesquisa composto por uma equipe profissional multidisciplinar de reconhecida experiência nacional e internacional, que se destaca pela agilidade, clareza e confiabilidade de seus levantamentos e estudos. Com experiência no mercado, tem o objetivo de fornecer dados e análises para auxiliar a tomada de decisões de empresas, instituições, agentes públicos e organizações do terceiro setor, apoiando-os por meio de elaboração pesquisa de opinião, sondagens sobre hábito de consumo, monitoramento de políticas públicas, levantamento de tendência de mercado e auditorias de imagem. Mais informações em www.realtimebigdata.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário