Dia Mundial Sem Tabaco: Conheça os males provocados pelo cigarro na saúde vascular - Quero Notícia

Breaking

Rádio

30 maio, 2022

Dia Mundial Sem Tabaco: Conheça os males provocados pelo cigarro na saúde vascular

 Dia Mundial Sem Tabaco: Conheça os males provocados pelo cigarro na saúde vascular


Dr. Gustavo Marcatto alerta para problemas vasculares devido ao cigarro


Divulgação


No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Além de sensibilizar e alertar a população para os males provocados pelo tabaco na vida e na saúde, de modo geral, de quem fuma e também daqueles que convivem com fumantes. 


É unanimidade entre os profissionais da área médica: o cigarro provoca inúmeras doenças em nosso corpo. Pelo menos 50 enfermidades estão relacionadas ao hábito de fumar e os problemas vão desde os mais variados tipos de câncer, passando por doenças sérias no aparelho respiratório, problemas cardiovasculares, disfunções no sistema digestivo, impotência sexual e infertilidade, além de prejudicar, e muito, a saúde da pele e do cabelo. 


Na parte estética o fumo provoca, sem sombra de dúvidas, o envelhecimento precoce, com manchas na pele, perda de colágeno, fios dos cabelos opacos e sem vida, além de grandes problemas na saúde vascular.


Se o cigarro é muito prejudicial para a saúde e aparência do cabelo e da pele, imagina o que não provoca internamente em nosso organismo, em especial no tão importante sistema vascular, responsável pelo bom funcionamento de órgãos essenciais. “O fumo causa infinitas complicações nas artérias, como aterosclerose e aneurismas. Além de problemas nas veias, em especial varizes e tromboses”, alerta o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto, de São José do Rio Preto (SP), que ainda ressalta: esses problemas podem acometer tanto homens, quanto mulheres!


O tabagismo é um dos mais importantes fatores de risco para o surgimento de vasinhos e varizes nas pernas e pode agravar o quadro levando até à trombose. “O hábito de fumar e as substâncias tóxicas do cigarro alteram consideravelmente as paredes das veias e artérias e isso atrapalha a dinâmica do sistema circulatório, comprometendo todo o funcionamento do organismo”, explica o profissional. 


Segundo Dr. Marcatto, algumas lesões provocadas pelo tabagismo acabam tornando-se permanentes. Por isso o fundamental é abandonar o quanto antes o cigarro para prevenir a evolução dos problemas e suas complicações. “A maioria das lesões estruturais provocadas pelo fumo, como varizes e aneurismas, é irreversível. O fundamental, mesmo, é procurar ajuda para conseguir parar de fumar e, assim, manter a saúde do corpo em geral. Porque quando veias e artérias são afetadas, algumas medidas apenas minimizam as complicações que, mais uma vez, alerto, podem ser gravíssimas”, ressalta o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário