Apostar em alimentos sazonais é importante para saúde e economia para negócios de A&B
Além de oferecer produtos mais frescos e saborosos aos clientes, escolher ingredientes da estação traz economia para o restaurante.
Alimentos sazonais são aqueles que possuem época certa para colheita, como o morango, que está em alta entre os meses de julho a outubro. Há produtores que conseguem fazer com que sua plantação dê o fruto o ano inteiro. Mas você sabe o custo disso tanto para o produtor, como para o consumidor?
Algumas frutas e legumes sazonais podem até ser cultivados o ano todo, mas eles não têm a mesma performance. Ou seja, não crescem, nem são tão saborosos quanto quando são colhidos em sua safra. Isso porque, o clima influencia diretamente na produção dos alimentos. Além disso, para afastar pragas e dar aquela ajuda ao crescimento, podem ser adicionados mais agrotóxicos ao produto, tornando-o menos saudável para o organismo.
“Assim, além de você não conseguir apresentar a mesma qualidade do produto no seu prato o ano inteiro, seu custo será maior e nem sempre é possível repassá-lo ao cliente. O resultado será um prato com menos sabor, mais agrotóxicos e menor lucro”, explica Vera Araújo, especialista da VA Gestão de Negócios.
A dica da especialista é ter uma flexibilidade no cardápio. “Monte seu menu com pratos que sejam possíveis serem entregues com a mesma qualidade o ano inteiro e pense em outras opções sazonais, para que haja frescor e saúde no prato que chega à mesa do cliente”, explica.
“Você pode, inclusive, utilizar essas preparações sazonais para fazer um marketing positivo, convidando as pessoas a aproveitarem aquela preparação por um determinado tempo. O que chamamos de escassez – o cliente se organiza para ir à sua casa consumir aquele prato ou fazer um pedido em seu delivery, porque sabe que não poderá comê-lo o ano inteiro”, explica Amanda Sabadell, especialista em Marketing da VA Gestão de Negócios.
Para o caso daqueles que querem manter um prato ou sobremesa o ano inteiro no menu, a estratégia mais acertada é optar por comprar, higienizar e armazenar o alimento no freezer, se for possível sem alterar textura e sabor. Lembrando que é preciso etiquetar corretamente as embalagens com data e prazo para consumo.
Vera Araújo é especialista em Negócios de A&B na VA Gestão de Negócios, com mais de 25 anos de experiência.
Amanda Sabadell é especialista em Marketing Digital e Foodstyling na VA Gestão de Negócios.
Ambas estão disponíveis para entrevista sobre temas ligados à gestão e marketing de negócios de A&B e empreendedorismo.
Sobre a VA Gestão de Negócios
Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 25 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira e Cozinha de Afeto.
A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.
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