Alberto Rodrigues lança livro infantil no Shopping Partage, em São Gonçalo
Idealizador do Festival Literário de São Gonçalo (FLISGO), Alberto Rodrigues se destaca, desde 2019, no cenário cultural da cidade
Na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro, às 19:30h, o produtor cultural Alberto Rodrigues lançará seu livro infantil “Minha Pele”, no Shopping Partage, em São Gonçalo. A obra, ilustrada por Milton Dias e publicada pela Nandyala Editora será apresentada ao público na sala de conhecimento Afrotribo, loja 138. O Shopping Partage fica na Av. Presidente Kennedy, 425 – Centro – São Gonçalo.
O evento promete muitas novidades. Alberto Rodrigues quer fazer do lançamento do livro infantil "Minha Pele" um encontro de diálogos que visa trazer experiência envolvendo a arte e cultura para as relações familiares entre pais/mães e filhos e filhas através do fomento a leitura promovendo nesse encontro: contação de histórias, roda de conversa e muita diversão.
"O livro relata um pouco da minha vida com minhas filhas, onde abordo o tema "colorismo". Compartilho como foi essa conversa com minha filha mais velha, de como empreteci para ela a diferença de tons de pele na nossa família (realidade das famílias brasileiras). Além de trazer o resgate da ancestralidade através do entendimento e a importância do conhecimento de sua árvore genealógica. Aproveito para conversar, um pouco, sobre um assunto que gosto de falar - masculinidade e paternidade, e principalmente, a importância do diálogo entre pais e filhos. E, é claro, potencializar a autoestima de nossas crianças pretas. O livro, que é colorido, traz representatividade e espaço de pesquisa em família sobre suas raízes. Creio que vai render bons momentos de convívio e resgate de boas lembranças." Pontua Alberto Rodrigues.
Apresentado oficialmente no encerramento da BIENAL, na arena Paixão de LER na ocupação Afroliterária da Nandyala Editora, o livro foi adquirido por diversos professores e fazedores de cultura. Além disso, as crianças eram atraídas pelas cores, figuras e a história que traz identificação imediata. Por isso e pela empolgação de trazer algo bem seu e de suas pequenas, Alberto Rodrigues não vê a hora de encontrar seu público no lançamento de seu primeiro livro infantil.
A ocupação Afroliterária realizada pela Nandyala Editora, com curadoria de Iris Amâncio, com o lançamento, além do Alberto Rodrigues, de Verônica Bonfim, Marize Conceição, Eliseu Baroni e Cíntia Barreto, que teve a presença de Lia Vieira e Ele Semog grandes referências da literatura preto-brasileira, foi um sucesso de aceitação tão grande que a Sinara Rúbia, curadora do Festival Paixão de LER, convidou a ação promovida pela Nandyala Editora como atividade de encerramento do Paixão de Ler, no próximo domingo, 19/12 das 15h às 16h, no MUHCAB (Museu Histórico da Cultura Afro-brasileira), na antiga Escola José Bonifácio, Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa. Na ocasião o livro “Minha Pele” também será apresentado ao público.
Sobre Alberto Rodrigues
É músico, produtor cultural, ativista sociocultural, coordenador do Grupo Acesso Cultural e do Festival Literário de São Gonçalo - Flisgo, idealizador do Canal Q-Cria no YouTube.
Formado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Alberto escreve para o Jornal Daki sobre Arte, Cultura e políticas públicas. Escreve para o Notícias do Rio sobre pautas raciais. E autor do livro "Bom dia bom" pela editora Apologia Brasil.
Desenvolve um trabalho de descentralização e desmarginalização do fazedor de arte e cultura, dentro do Município de São Gonçalo, porém com abrangência nacional. Em suas ações, Alberto busca oportunizar e visibilizar, os chamados, criativo anônimos. Dentro destas ações, durante cinco anos de trabalho efetivos, ele teve a oportunidade de impactar e modificar centenas de cenários sociais desfavoráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário