TJMG cumpre prazo de remessa de dados ao eSocial - Quero Notícia

Breaking

Rádio

25 novembro, 2021

TJMG cumpre prazo de remessa de dados ao eSocial

         TJMG cumpre prazo de remessa de dados ao eSocial


Grupo de trabalho do Judiciário mineiro concluiu fase 1 com antecedência de 72 horas

Projeto do governo federal visa a unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos trabalhadores que lhe prestam serviços remunerados (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concluiu, no último dia 19, com 72 horas de antecedência, o prazo limite da fase 1 para a remessa de dados ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O prazo da remessa das informações se encerrou no dia 22.

O eSocial é um projeto do governo federal que visa a unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos trabalhadores que lhe prestam serviços remunerados. O preenchimento das informações do eSocial pelos órgãos públicos foi instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, numa ação conjunta da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), da Caixa Econômica Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério do Trabalho (MTb).

A gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos do TJMG (Ceproj), Priscila Pereira de Souza, afirmou que o eSocial é um sistema inovador que unifica o processamento de dados e os pagamentos de tributos, contribuindo para a redução da burocracia, simplificando a prestação das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, e proporcionando mais celeridade aos processos.

Segundo a gerente, o sistema também viabilizará a eliminação de redundâncias e o aprimoramento da qualidade das informações prestadas. "Gostaria de agradecer a todas as áreas do TJMG que estão colaborando e se empenhando para que a implantação seja bem-sucedida e as metas estabelecidas pelo Governo Federal sejam cumpridas", disse.


Etapas

O gerente de Finanças do TJMG, Guilherme Moreira de Rezende, informou que, no total, os órgãos públicos terão que cumprir outras três etapas para com o eSocial. "Para cumprir a determinação do fisco, o TJMG montou um grupo de trabalho (Despacho Presidência/SUP-ADM/Segove/Codran nº 6735609/2021, de 4 de outubro de 2021) que agora colhe os frutos com a conclusão da primeira meta", afirma.

Segundo o gestor, os integrantes desse grupo já deram início aos trabalhos da segunda fase para garantir, de forma antecipada, o cumprimento também do prazo preestabelecido pela Receita, que é 22 de abril de 2022.

Para o envio, é preciso que os dados cadastrais dos servidores, magistrados, estagiários e trabalhadores autônomos estejam corretos. Por isso, já foi solicitado pelo grupo de trabalho que todas as áreas envolvidas no eSocial iniciem o procedimento de qualificação cadastral.


Conheça as fases de adequação do eSocial


1ª Fase: 21/07/2021 a 22/11/2021 - Apenas informações relativas aos órgãos, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas

2ª Fase: 22/11/2021 a 22/04/2022 - Nessa fase, os entes passam a ser obrigados a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos). Ex: admissões, afastamentos e desligamentos.

3ª Fase: 22/04/2022 - Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento (de todo o mês de abril/2022).

Substituição da GFIP: Junho/2022 - Substituição da GFIP para recolhimento de contribuições previdenciárias (ver Instrução Normativa RFB nº 2005, de 29 de janeiro de 2021).

4ª Fase: 11/07/2022 - Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde no trabalho (SST).


Diretoria de Comunicação Institucional - Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário