Livros infantis gratuitos aborda Educação Financeira para crianças e traz como protagonista Cauã, menino que sonha em conquistar celular de última geração;
Di.Ca – Diário do Cauã – “O Concurso”, “O Consumo” e a “Mesada” estão
disponíveis on-line; projeto é uma parceria da DMCard com a 2112Lab e conta com
material pedagógico de como utilizar o primeiro livro da coleção em sala de
aula
Disponível desde agosto deste ano, a Coleção Contaí oferece
livros gratuitos com foco em Educação Financeira. E, mais do que apoiar no
desenvolvimento de competências, incentivando a leitura e mostrando que é
possível manter uma relação saudável com o dinheiro, ela apresenta personagens
diversos que traduzem as diferentes realidades nos quais os pequenos estão
inseridos.
A Coleção Contaí, lançada pela DMCard em parceria com a
2112Lab, retrata a “cara” de uma família tipicamente brasileira por suas
características de esforço, batalha e alegria. Protagonista da história,
Cauã, um menino de 12 anos, narra ao longo da coleção o seu desejo por um
celular de última geração e todo o percurso que fará para conquistar o seu
objetivo - a começar com a participação em um concurso municipal sobre Educação
Financeira.
Di.Ca – Diário do Cauã – “O
Concurso”, “O Consumo”
e “ A Mesada”, primeiro, segundo e
terceiro livro da Coleção Contaí já
estão disponíveis gratuitamente.
“Crianças e adolescentes serão os adultos de amanhã. Então é
fundamental receberem orientação sobre educação financeira e o consumo
consciente desde cedo. Seja para evitar gastos desnecessários, aprender a
poupar para projetos de vida ou mesmo se preocuparem com a preservação
sustentável do meio ambiente e com uma sociedade mais igualitária. Esse é o
grande legado que devemos deixar para eles”, explica Sandra Castello, Diretora
de Marketing e Pessoas da DMCard.
Ela reforça que a DMCard é uma empresa focada em pessoas,
independente em qual parte do negócio estejam, por isso é uma preocupação
constante promover o bem-estar, qualidade de vida e a educação de todos.
Em parceria com a gestora de
projetos em comunicação 2112Lab, a coleção foi escrita por Stefânia Andrade e
ilustrada por Ana Baccaro. Os três livros estão
disponíveis para download no site www.colecaocontai.com.br.
EDUCAÇÃO
FINANCEIRA – O diretor executivo da 2112Lab, Bruno Pimenta, lembra que o
tema tem conquistado cada vez mais espaço na rede de ensino do país: “O
Ministério da Educação lançou em agosto o ‘Programa Educação Financeira na
Escola’, que aborda temas como poupança, consumo consciente, investimentos e
proteção contra fraudes”, enfatiza. Ainda segundo ele, a Educação Financeira
tem se mostrado cada vez mais importante no cenário nacional. “De acordo com o Mapa da
Inadimplência no Brasil, divulgado em maio de 2021 pelo Serasa, hoje temos
cerca de 62,56 milhões de brasileiros endividados”, lembra.
O segundo livro trata do consumo
consciente. “Ele traz assuntos como compras, necessidades, escolhas,
minimalismo, desigualdade social e acesso ao consumo, e o terceiro mesada,
administração financeira, poupança e as regras para o recebimento de dinheiro
em casa, são os temas da vez”, diz Stefânia Andrade.
Vale lembrar ainda que, em 2020, o
Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino de educação financeira
nas escolas. Desde então, as instituições de ensino devem atender às novas
diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para a ilustradora Ana Baccaro,
leitores também verão novidades nas páginas do livro. “Cauã está perdendo a
vergonha de se soltar tanto na escrita quanto no desenho. Com o passar do tempo
e com a prática, ele conseguirá melhorar ainda mais”, comenta.
MATERIAL
PEDAGÓGICO - Aos professores foi disponibilizado também gratuitamente um
material pedagógico com informações sobre educação financeira com sugestões de
uso do primeiro livro em sala de aula. E, aos pais, há um livro de atividades
com os personagens da série, basta fazer download, imprimir e dar para a
garotada se divertir.
NÚMEROS POUCO ANIMADORES - Além do alto número de endividados
infelizmente, no Brasil, a educação financeira ainda está longe de alcançar um
patamar necessário, especialmente quando comparamos o cenário local com o de
países desenvolvidos.
Segundo o Banco Mundial, apenas 3,64% da população economiza
pensando no futuro. Os índices mais baixos do mundo são formados pela média na
América Latina, de 10,6%; enquanto outros países emergentes, como México
(20,85%), África do Sul (15,93%) e Rússia (14,56%), apresentam números
melhores. Para se ter uma ideia, dados de pesquisa realizada pela Associação
Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capital (ANBIMA) em 2017,
cerca de 75% da população nacional não fez nenhum tipo de aplicação financeira.
Um estudo recente mostra a gravidade do problema. Apenas 35%
dos brasileiros conseguiram responder com propriedade às questões da pesquisa S&P Ratings Services Global Financial
Literacy Survey (Pesquisa Global de Educação Financeira da divisão de
ratings e pesquisas da Standard & Poor’s), que mediu o grau de educação
financeira em 140 países com base em mais de 150 mil entrevistas. O Brasil
ficou apenas na 74ª posição no ranking global.
Sobre o Grupo DMCard
A
DMCard nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private
label (o cartão de loja), setor em que é líder de mercado e crescendo em média
35% ao ano, nos últimos nove anos, e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de
cartões emitidos e 1 milhão de cartões ativos. Atualmente, está presente em
3.620 pontos de venda espalhados por todo Brasil.
Desde
2019, começou a ampliar seu portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão
de crédito bandeirado, conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma
transição em seu modelo de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos
financeiros voltados para a concessão de crédito.
Além
disso, também tem se tornado especialista em inovações para o varejo por meio
das mais avançadas tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento
interno, e conta com um time de especialistas em ciência de dados para
oferecer, cada vez mais, melhores produtos e serviços aos clientes.
Pessoas
sempre foram prioridade na DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net
Promoter Score), indicador que mede o quanto os colaboradores classificam a
empresa como um bom local para se trabalhar, alcançou um excelente resultado
com índice 93 de satisfação. Além disso, na plataforma Glassdoor, a empresa
está avaliada com a nota de 4,7 (em uma escala de zero a cinco), o que a
posiciona em nota similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas
empregadoras do país.
Além
do público interno, também conta com ótimos índices na satisfação dos clientes.
A DMCard possui o selo RA1000 e com um índice de satisfação no atendimento pelo
call center de 94 e NPS (Net Promoter Score) atual de 74, índices que mostram
um compromisso em também oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e
clientes.
A
DMCard se transformou em uma grande plataforma de serviços financeiros
inclusivos. Para potencializar a capacidade de atendimento a seus clientes,
sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais (B2C), o grupo vem há alguns anos
seguindo uma agenda de aquisições e investimentos.
Atualmente,
entre as empresas do grupo estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos
financeiros voltados para a concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento
(credenciadora dos estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a
captação de recursos financeiros), DMCard Ltda e Infocards. www.dmcard.com.br
Sobre a 2112Lab
A 2112Lab é uma gestora de projetos
criados sob medida para marcas em diferentes plataformas. A empresa é
responsável por executar ações de pequeno, médio e grande porte. Mais
informações pelo site www.2112lab.com.br
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