FEMAMA lança e-book sobre como usar verba no combate ao câncer de mama
Objetivo é ajudar estados e municípios sobre acesso à verba garantida pela Portaria 3712, do Ministério da Saúde, que disponibilizou R$ 150 milhões
Com o objetivo de ajudar gestores públicos a acessar e usar a verba garantida pela Portaria GM/MS nº 3712, de 22 de dezembro de 2020, para ampliar a realização de exames para câncer de mama e colo do útero, a FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições de Apoio à Saúde da Mama acaba de lançar um e-book com todas as informações necessárias para os estados e municípios acessarem os recursos.
A Portaria 3712 institui incentivo financeiro federal de custeio para fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no SUS, com foco no câncer de mama e de colo de útero. São R$ 150 milhões disponíveis. Cada estado já recebeu no Fundo Estadual a sua parte, o valor varia em função da meta de desempenho apurada em 2019.
Este incentivo financeiro é excepcional, destinado ao fortalecimento e continuidade das ações de detecção precoce, por meio de rastreamento do câncer de mama e de colo de útero, com ampliação da cobertura da população-alvo em 30%, a partir das recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como medida estratégica complementar no enfrentamento aos impactos causados ao Sistema de Saúde pela pandemia da Covid-19.
É preciso um senso de urgência para que esse incentivo garanta a saúde de tantas mulheres, uma vez que o recurso previsto pela portaria deve ser empenhado até o final de 2021.
Para acessar a cartilha, gratuitamente, CLIQUE AQUI
Mais informações:
FSB Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário