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29 agosto, 2021

Empreendedorismo Musical

 Empreendedorismo Musical


O empreendedor, Guga Gonçalves, conta sobre como empreender nos negócios 

Divulgação


Gustavo Gonçalves, 41 anos, é natural de Campinas, São Paulo, onde reside atualmente.Tem formação como Coach Personal Branding, Programador Neurolinguístico e Produtor Multimídia.Sempre se mostrou um apaixonado pela comunicação, empreendedorismo, inteligência criativa e vendas online.

Mas a sua verdadeira vocação veio da música, estudou baixo elétrico no Conservatório Souza Lima com Zuzo Moussawer e Sizão Machado e foi DJ e sound designer.Iniciou Relações Internacionais, mas abandonou o curso para viver da música.Trabalhou com mixagem, criação e pós produção musical no seu home studio entre  o ano de 1999 e 2013.

Morou em São Paulo entre 2001 e 2015.No ano de 2013, transitou para o Marketing Digital e trabalhou em 2 empresas B2B, ambas localizadas na Berrini.Teve a oportunidade de estrategiar campanhas e gerenciar contas online de 29 multinacionais, gerando grandes cases de sucesso.

No ano de 2016, saiu dessas empresas e voltou a morar em Campinas em sua terra natal.

Começou a prestar consultorias e fazer palestras de marketing digital para empresas como Claro, Albert Einstein e outras.

No mês de abril do ano 2016, criou o "Método Guga Gonçalves Treinamentos", uma metodologia própria de ensino de marketing digital, neuromarketing e programação neurolinguística. No ano 2017, inovou com o curso de Personal Branding, para construção de marca pessoal de empreendedores e profissionais liberais que buscavam se lançar em seus mercados.

Entre 2016 até agora, Guga Gonçalves treinou mais de 450 treinandos de 78 mercados de atuação de todos os cantos do Brasil e também, da Venezuela, Austrália, Espanha e Estados Unidos que participaram dos treinamentos.

Divulgação/ Acervo Pessoal



Empreendedorismo Musical

No início da pandemia, Guga Gonçalves se deparou com dezenas de músicos desesperados e sem dinheiro, por conta do isolamento social, agindo de formas amadoras na internet e redes sociais sem planejamento algum e pensou consigo "tá aí a grande chance de virar o jogo ajudando esse pessoal da música ...."

Foi daí que surgiu a oportunidade de criar o Empreendedorismo Musical, um blog com objetivos de compartilhar notícias e informações sobre negócios musicais, tipos de investimentos, novas tecnologias, publicidade e marketing na indústria musical.

A música para Guga :

"Eu vejo a música como um dos mercados mais lucrativos do mundo!
E se já ajudei centenas de pessoas de 78 mercados de atuação a lançarem e terem prosperidade financeira, é uma imensa honra poder fazer isso com estudantes e profissionais da música."

Só no ano passado realizou uma série de lives com empreendedores da música, neste ano fez a 2 ª edição da Semana do Empreendedorismo Musical.

Teve a parceria do portal A Cidade On que pertence a Globo regional de Campinas (EPTV), Pró Visão Outdoor e patrocínio de lojas com sorteio de uma guitarra Tagima.

A repercussão do evento gerou várias lives em institutos, faculdade e eventos de empreendedorismo para compartilhar sobre o Empreendedorismo Musical.

A mensagem deixada para os jovens é que eles têm que investir na sua própria carreira.Afinal, a palavra *Empreendedorismo significa* "iniciativa de implementar novos negócios com novas tecnologias, oscilações e riscos”.

A música é igual ao empreendedorismo!

"O estudante ou profissional da música não tem que esperar que surja um empresário que vá investir em sua carreira … isso é coisa do passado!

Empreender na música custa dinheiro e a pessoa que realmente está predisposta a viver de música tem que saber que vai ter que pôr a mão no bolso e custear sua carreira por um bom tempo. O resultado vem lá na frente.

Aliás, em tudo na vida o resultado vem lá na frente. Para tudo na vida há um protocolo!
A pessoa tem que ter organização, disciplina, planejamento e persistência. Além disso, tem que entender de tecnologia, comunicação e vendas para saber se vender. "

Divulgação/ Acervo Pessoal



A Pandemia na Música

Para Guga a pandemia veio como um processo de reinvenção. "Muita gente sofreu por ter perda de entes queridos que afetam o emocional e a produtividade.... muita gente ficou sem ter dinheiro para nada. Mas a pandemia gerou um amadurecimento para as pessoas.

Muitas bandas e djs tocaram em lives de empresas, laboratórios farmacêuticos, lojas de shoppings que estavam fechadas… empreendedores de todos os mercados se reinventaram.

Estúdios de música se tornaram estúdios de lives, as gravadoras e distribuidoras ampliaram seus leques com compras e vendas de catálogos musicais. Os bancos de investimentos começaram a vender royalties de músicas como um novo tipo de investimento, gerando receita compartilhada.
Novas tecnologias musicais foram criadas como a música 3D, o áudio sensorial, aplicativos, jogos e ferramentas digitais para músicos."

O mercado musical pós pandemia

"Vejo que vou voltar com mais força e profissionalismo.

As pessoas que não souberam se reinventar vão ter que migrar para outra área de atuação, prestar concurso, fazerem qualquer outra coisa… porque no mercado musical não existe mais espaço para amadores. E a pandemia nos mostrou isso.
Tivemos o tempo necessário para os reaprendizados desde o início da pandemia."

Divulgação/ Acervo Pessoal



*Os músicos que já trabalhei*

"Profissionalmente não tive nenhuma super produção com os músicos renomados. Mas mixei guias simples para shows ao vivo do Victor Chaves , Sorocaba, Johnny Alf, Elba Ramalho, Armandinho, entre outros."

Mas como eu estudei em um conservatório badalado, estudava junto com Luiza Possi, Mariana, Belém, Ana Cañas, Mallu Magalhães, Luciana Melo, Eliana (apresentadora) mas eram experiências dentro do conservatório somente, práticas de bandas, nada além de estudo.

Em São Paulo fui baixista de 3 bandas. Novva, Talassa, Tato Vila Novva. Tive a oportunidade de abrir shows para Ultraje a Rigor, Titãs, orquestra sinfônica da USP, CPM22…
Mas o que mexe comigo na música, na vida é produção e publicidade musical. Acho fascinante! "

Projetos para o futuro

" Estou criando uma startup (um app) para músicos e produtores musicais.
Estamos buscando investidores no Brasil e Estados Unidos. Um investimento inicial diferenciado (R$1,5 milhões de Reais).

O projeto ainda não pode ser aberto, mas é algo que irá revolucionar o mercado musical.
Estou ampliando meu departamento comercial e time de parceiros de mídia.

Estou otimista com a próxima edição da Semana do Empreendedorismo Musical que já tem confirmados dois grandes nomes que farão parte do tema Músicos na Televisão.

Se as coisas voltarem ao normal, os shows e eventos, também irei retomar um projeto com companhias aéreas de Turismo Musical que tem como propósito mostrar o número de brasileiros que viajam o mundo para curtirem shows e festivais de música.


Iríamos começar ano passado pelo Rock in Rio Lisboa e viajar por 26 festivais de música em 18 países, mas com o surgimento da pandemia nosso projeto foi abolido.
Mas estamos entusiasmados pela reativação dos shows."

Divulgação/ Acervo Pessoal



SOBRE OS CURSOS

"Hoje eu realizo processos individuais 100% online de Personal Branding para empreendedores e profissionais liberais que buscam destaque em seus respectivos mercados de atuação.
E atualmente lançou o curso de *Produção Multimídia* para criadores de conteúdo online.
Ano que vem terá muitas novidades.
Este é um curso para pessoas e profissionais de todos os mercados.
Tem desde conteúdo midiático como fotografia, textos publicitários, vídeos, design, logotipos, áudio para podcast… até novas tecnologias, gestão de projetos, estratégias e modelos de negócio, liderança e desenvolvimento de competências.
É um curso para estruturação e alavancagem de pessoas, empresas, marcas e negócios.
Na edição que iniciou em janeiro deste ano tiveram excelentes feedbacks de pessoas que sextuplicaram receita mensal."

Créditos de imagem: Divulgação/Acervo Pessoal

Fonte: Gustavo Gonçalves

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