Edição 2021 da FEIRA DAS YABÁS, que faz homenagem aos QUINTAIS, será transmitida ao vivo, no YouTube, direto da Casa de Cultura Laura Alvim, neste domingo, 22/8 - Quero Notícia

Breaking

Rádio

18 agosto, 2021

Edição 2021 da FEIRA DAS YABÁS, que faz homenagem aos QUINTAIS, será transmitida ao vivo, no YouTube, direto da Casa de Cultura Laura Alvim, neste domingo, 22/8

 

Apresentado por Marquinhos de Oswaldo Cruz e realizado pela FUNARJ, evento terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre, Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira.

 

Esse ano a tradicional Feira das Yabás acontece on-line, com transmissão no canal da FUNARJ, no YouTube e pelo canal da Feira das Yabás, ao vivo, diretamente da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Posteriormente, a live ficará disponível no canal do YouTube da FUNARJ, com exclusividade, durante seis meses.



Será neste domingo, 22/8, a partir de 14h. Marquinhos de Oswaldo Cruz terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre, Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira, com realização da FUNARJ.

Evento gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos, no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo à Madureira, de destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018.

Vem reunindo, desde sua criação, milhares de pessoas, com o objetivo de prestar homenagem às influências africanas na região, tanto na música quanto na gastronomia, e às Tias de Madureira, verdadeiras Yabás, que acolhem e alimentam a população local. Ao mesmo tempo em que este projeto destaca o protagonismo do matriarcado na região da grande Madureira, faz homenagem às divindades das religiões afro-brasileiras e busca reverenciar a força, a maternidade e o poder feminino, contribuindo para o fortalecimento da memória coletiva e afetiva da região.

Grande parte das tradições do Samba foi transmitida nos quintais, nos terreiros religiosos, ou na casa das tias. Hoje, o maior símbolo dessa tradição é a FEIRA DAS YABÁS. O encontro criado e comandado pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz é uma espécie de junção de todos os quintais dos subúrbios na Praça Paulo da Portela, na Grande Madureira.

Nesse dia 22/08, Marquinho fará uma live relembrando a Feira das Yabás e aproveitará para fazer uma pequena homenagem ao quintal que mais o inspirou, o do poeta portelense Manaceia, que no dia 24 de agosto faria 100 anos.



 

Serviço:

Live: Feira das Yabás do Ano faz homenagem aos QUINTAIS. Música, Cultura e Gastronomia.

Atrações: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Leci Brandão, Dudu Nobre, Tia Surica da Portela, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira.

Quando: Domingo, 22 de Agosto de 2021.

Hora: a partir das 14h.

Local: transmissão ao vivo, da Casa de Cultura Laura Alvim, pelos canais da FUNARJ e da Feira das Yabás, no YouTube.

Evento gratuito.

Classificação: Livre.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Enildo do Rosário (Viola).

Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário