“Acesa”, novo livro da escritora Glaura Santos, expressa a potência do feminino, do amor e do desejo em forma de poesia
Tempos sombrios, como os que estamos vivendo atualmente, demonstram como a arte e, em especial, a poesia, são absolutamente necessárias. "O espaço da arte, da poesia, é o da imaginação. Nele é possível construir novas realidades, vislumbrar novos rumos, repensar caminhos. É algo revolucionário, transformador", diz a escritora mineira Glaura Santos sobre seu novo livro de poesias, “Acesa”.
Neste belo, sensível e ardente segundo livro, Glaura apresenta uma poética visceral. Essa poesia do agora, cotidiana e confessional, traz traços marcantes no estilo da autora. “Acesa” reflete e presta reverência à força do feminino, expõe a vulnerabilidade, o amor, os instintos e a potência do que passa necessariamente pelos corpos femininos.
Em sua nova obra, que tem um delicado e pessoal prefácio em que Cris Guerra diz que "a poesia de Glaura já nasceu grudada a pele dela" - a autora provoca uma reflexão sobre o tema das feminilidades, incentivando o contato com as próprias emoções. “Acesa” instiga leitoras e leitores a despertar para a importância de se viver relações verdadeiras, de se investigar e mergulhar nos próprios desejos como forma de autocura e de respeito a todas as formas de amor possíveis "Vejo a escrita e o amor como grandes fontes de auto conhecimento. Isso me interessa muito."
Poesia como parte da vida
Desde criança, Glaura foi cercada por um ambiente muito musical. “Meus pais adoravam reunir amigos e tinha sempre um violão, uma cantoria, essa boemia que, desde pequena, me emocionou. A poesia entrou na minha vida pelos ouvidos”. Artistas como Lupicínio Rodrigues, Cartola, Adoniran Barbosa, Noel Rosa integraram o repertório boêmio da infância da escritora. “Trouxe esse olhar apaixonado comigo”, afirma.
Uma lembrança marcante foi quando, aos 11 anos de idade, adquiriu o álbum “Cores Nomes”, de Caetano Veloso. “Ouvia o disco repetidas vezes, com o encarte no colo, cantando junto, querendo decorar as letras e guardar aquela poesia em mim”. Glaura reconheceu ali o gosto pela palavra escrita e também pelas artes gráficas. “Capas e encartes de Vinis sempre me chamaram muito a atenção. A música é uma grande inspiração poética, assim como o amor e todas as relações humanas."
Com o tempo, também o cinema, as artes plásticas e a natureza se tornaram fontes inspiradoras para sua poesia, conforme explica Glaura. “Volto sempre preenchida de uma experiência com a arte, com a beleza, com a inquietação, e isso muitas vezes transborda em palavras. A primeira vez que fui a Inhotim, por exemplo, voltei com muita vontade de plantar e de escrever. A apreciação da beleza é sempre inspiradora”, ressalta.
A poesia do design
Outro elemento que salta aos olhos em “Acesa” é o capricho da produção e edição do livro, realizados pela própria Glaura. A escritora esclarece como seu trabalho como designer dialoga com sua experiência poética. “O termo “identidade visual” diz muito sobre esse trabalho, que é o de traduzir visualmente a essência do livro e a minha, como artista. Neste sentido, vejo que se aproxima da poesia, que também é síntese, é transformar em palavra a essência de um momento, de algo sentido, vivido ou imaginado”.
Glaura Santos é designer gráfica formada pela UEMG e cursou Letras na UFMG. Em dezembro de 2018, fez sua estreia literária com “Todo mar vai ser você”, publicado pela Quixote-Do Editoras Associadas.
Artista inquieta, Glaura se dedica ao design cultural há mais de 25 anos, fotografa, ilustra - assinou “Azuis”, o primeiro infantil da editora Quixote-Do, em 2020 - e, mais recentemente, descobriu nova paixão, a joalheria. Lançou, em dezembro do ano passado, a marca Completude. Integra o coletivo “Suacompanhia - Criações artísticas” desde 2014 e o podcast "Almasculina”, desde agosto de 2019.
Glaura participou de importantes eventos literários, como o FliAraxá, onde seu primeiro livro foi elogiado por Valter Hugo Mãe. Com a primeira edição esgotada, “Todo mar vai ser você” foi relançado em novembro de 2020, na FLITI - Feira Literária de Tiradentes.
A publicação de “Acesa” foi viabilizada com o apoio do Ministério do Turismo e do Governo de Minas Gerais, por meio de edital da Lei Aldir Blanc.
Serviço:
Lançamento do livro de poesias “Acesa”, de Glaura Santos
“Acesa” - Formato: 14x20cm, 102 páginas. Preço: 49,90
Disponível no site glaurasantos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário