Festival Canavial Lab começa nesta sexta-feira com diversidade de atrações e seminários gratuitos e online
Durante três dias, o evento reúne 22 atrações, entre seminários, shows e apresentações culturais ligadas à pernambucana. Toda programação será transmitida no canal do festival no Youtube
Na sexta-feira, dia da estreia, tem início às 14h, o Seminário: o presente e o futuro da cultura popular durante e no pós-pandemia. O encontro terá a participação de representantes culturais de todo o Brasil. Entre os convidados, a professora doutora da Universidade do Estadual da Bahia (UNEB), Isa Trigo; do Músico e Mestre da Cultura Popular (PE); Maciel Salu; Jongo da Serrinha (RJ), Lazir Sinval; Índios Orubá (PE), Jaqueline Ribeiro; Produtor Cultural (MG), Cléber Camargo; Negros por Negros de Brumadinho (MG), - Diná Braga. A mediação será da produtora Cultural (PE), Wanessa Santos.
À noite, quem comanda o festival são os shows virtuais. Às 19h, entra em cena o espetáculo 'Alpercatas e Sombrinhas', do Grupo Mistura Pernambucana, de (Serra Talhada). Logo depois, o Coco Popular (Aliança), a cantora Isaar (Recife), encerrando com o cantor Afonjah (Recife).
No sábado (10), segundo dia de atividades, será realizado, das 9h às 12h, o Seminário: Direito à Cultura é um Direito Humano - principal tema do festival deste ano. A conversa contará com as participações de do advogado e produtor cultural (SP), Guilherme Varela; da comunicadora e produtora cultural (PE), Rute Pajeú; do Produtor Cultural e idealizador do Movimento e Método Canavial (PE), Afonso Oliveira; e da advogada e produtora Cultural (PE); Ligia Werner.
Logo depois, acontece a rodada de apresentações e shows online. A partir das 20h se apresentam, no palco virtual, João Paulo Rosa e o Eito (Nazaré da Mata); Nave do Tempo - Tributo a Arnoud Rodrigues (Serra Talhada), com Branca Sousa, Cinthia Kherlly, Emanuel Carvalho, Gabrielle Souza, Luiz Carlos Alves, Pedro Pólla, Sandino Lamarca, Sandra Klébya e Silvio Ferraz, com encerramento do músico e compositor, Maciel Salu (Olinda)
Já no domingo (11), último dia de atividades, será apresentada, às 13h50, uma homenagem especial aos homenageados deste ano no festival: mestre de maracatu, Zé Duda, do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança; além do mestre Nelson Ferreirinha, do Caboclinho Sete Flexas, de Goiana (in memorian); e o ex-deputado por Pernambuco, Cadoca (in memorian), incentivador e apoiador da cultura pernambucana.
Às 14h, entra em cena, uma roda de diálogo com mestres da cultura popular da região. O bate-papo cultural, mediado pelo produtor cultural Alexandre Veloso, busca realizar uma reflexão sobre as memórias e tradições presentes na região da Mata Norte do estado.
Em continuidade a programação, será apresentada, às 15h, uma Roda dos Terreiros, mediada por Selene Caetano e Felipe França. Na ocasião, participam vários representantes ligados à cultura afro para uma conversa sobre saberes ancestrais, racismo religioso, representação simbólica das culturas negras e das religiões de matriz africana, entre outros temas.
O festival também vai apresentar, para o encerramento, uma mistura de cores, sons, ritmos e manifestações da cultura popular de Pernambuco. As apresentações começam às 16h e seguem até 20h. Entre as atrações, o Encontro Online dos Maracatus e dos Bois de Aliança: Maracatu Estrela de Ouro, Beija-Flor de Aliança; Cambinda Estrela; Leão Mimoso; Boi Teimoso; Boi Kabuloso e Boi Atitude. Ainda dentro da grade artística, estão programadas apresentações de Caju e Caetano da Ingazeira (Aliança); Coco Lampião com participação especial de Assisão, Isabelly Moreira e Jéssica Caitano (Serra Talhada); grupo Afoxé Ylê de Egbá (Recife) e Maracatu Estrela Brilhante (Recife).
Serviço
O quê: Festival Canavial Lab começa nesta sexta-feira com diversidade de atrações e seminários gratuitos e online
Quando: De sexta-feira (9) até o domingo (11)
Onde: No canal do festival no Youtube ( https://www.youtube.com/
Classificação: Livre para todos os públicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário