- Quero Notícia

Breaking

Rádio

26 janeiro, 2021

 Comunicadoras Baianas Se Unem Para Oferecer Jornada Gratuita De Profissionalização Para Artistas Independentes 

As inscrições serão abertas no dia 25 de janeiro e traz temas como: planejamento estratégico, produção musical, elaboração de projetos e editais, marketing digital e direito autoral



(Divulgação)


A Jornada da Cena Independente é um projeto idealizado por Ana GB, Francini Ramos e Laísa Gabriela, três comunicadoras que perceberam, no mercado musical, a cultura do não compartilhamento de informações e a limitação do acesso para artistas independentes. As inscrições estarão abertas no dia 25 de janeiro, a jornada será totalmente online e gratuita e acontece entre 08 e 12 de fevereiro, com especialistas do mercado, como a gerente de mídias de Léo Santana, Wynne Carvalho e o produtor de hits, Faustino Beats


Além dos convidados, as idealizadoras do projeto vão compartilhar suas experiências e especialidades nas aulas. Com o objetivo de solucionar algumas das dificuldades dos artistas e democratizar informação, as três profissionais do Music Business criaram o EPA Criativo, um coletivo focado em capacitar artistas independentes para suas profissões. Essa iniciativa é a estreia do coletivo e foi possível através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, no prêmio Linguagens Culturais Diversas da Secretaria de Cultura de Camaçari.


“É importante que os artistas se enxerguem como uma empresa e/ou produto e, para que isso seja entendido da melhor forma e sem perder a essência da arte produzida, é necessário planejar, pensar à frente, de maneira simples e prática. A jornada vem com esse diferencial, de forma gratuita e com uma linguagem popular e assertiva, para profissionalizar os artistas independentes que muitas vezes não têm fácil acesso às informações que serão compartilhadas nas aulas”, fala institucional do EPA Criativo.


Serão oferecidos cinco workshops, cada um com a duração de três horas, direcionados para artistas, produtores, comunicólogos, e profissionais que buscam se inserir no mercado da música. A jornada irá atender um público de até 150 pessoas, que terão acesso ao realizar sua inscrição através do Sympla. Os participantes também receberão materiais complementares, para desenvolverem mais soluções inovadoras em seus projetos.

O artista irá aprender, inicialmente, sobre o planejamento estratégico de carreira e lançamentos, produzir release e fazer sugestões de pauta, como se portar nas redes sociais, noções de produção musical, direito autoral, marketing nas mídias sociais e,  por fim, como desenvolver um projeto. Demandas necessárias nos campos da gestão cultural, gerenciamento de projetos, comunicação e na formação de redes colaborativas. 


A grade de aulas da Jornada da Cena Independente:


08/02 Segunda-Feira: Planejamento Estratégico com Ana GB e Laísa Gabriela


09/02 Terça-Feira: Produção Musical com Faustino Beats e Francini Ramos


10/02 Quarta-Feira: Direitos Autorais com Ana GB e Francini Ramos


11/02 Quinta-Feira: Marketing Digital para Lançar Seu Som com Laísa Gabriela e Wynne Carvalho


12/02 Sexta-Feira: Escrita de Projetos e Editais com Ana GB e Francini Ramos


Saiba mais sobre os profissionais da Jornada:


Ana GB é relações públicas e produtora executiva dos artistas Yan Cloud e  Rachel Reis. Tem experiência com Produção  Artística, Cultural, Executiva e de Eventos. Fez a produção do evento de lançamento do disco #BlvckBvng da banda Attooxxa e vários outros eventos que a levaram até o seu Workshop intitulado: Planejamento de Carreira na Música.


Laísa Gabriela é jornalista e assessora de imprensa há mais de 10 anos. Fez parte do lançamento de projetos como Esú de Baco Exu do Blues, Roxo GG de Áurea Semiseria e  GoodSmell Vol. 2, de niLL. Trabalhou como repórter e social media na Rede Bahia de Comunicação, TVE-BA, Prefeitura de Salvador e Site Mundo Negro. Toda essa experiência resultou no Workshop "Aprenda a Divulgar Sua Música", que já contabiliza mais de 200 alunos.


Francini é Gestora, Produtora Cultural, Designer, Fotógrafa e Videomaker.  É sócia de Laísa no Workshop - "Aprenda a Divulgar sua Música", estuda o funcionamento da música no Brasil e no mundo desde muito nova, contabilizando já são mais de 10 anos de pesquisa e experiência com o movimento Hip-Hop e com o Music Business. Além disso, é especializada em Economia Criativa e Produção Cultural e trabalhou na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia na Diretoria de Cidadania Cultural por três anos.


Faustino é produtor, cantor e compositor soteropolitano. Desde 2016, vem desenvolvendo uma carreira solo e no final de 2017, conseguiu o seu maior sucesso em números de streaming até o momento, com os singles “Nihil” e “De Tarde”. Desde então, lançou três álbuns bem recebidos - “Kuro” (2017); “Vibes, Vol. 1” (2018) e “Sawa - Vibes, Vol. 2” (2020). Além do seu trabalho solo, Faustino já produziu trabalhos diversos para outros artistas, como”Faca Amolada” de Maya; e “Bafana” de Yan Cloud; “Sabotah” de Larissa Delsanto feat MC Taya, entre outros.


Wynne é jornalista e atua como Social Media na área de entretenimento. Co- fundadora da Agência Entrelaço Comunicação, um canal para democratizar conteúdos sobre marketing e música, é especialista em Comunicação para a Música e Pós Graduada em Comunicação e Design Digital. Há dois anos está à frente do marketing digital do cantor Léo Santana. Acumulando, também, passagem por experiências digitais com artistas, como: Banda Parangolé, Saulo, entre outros. Além de atuar no marketing digital de eventos como Baile da Santinha, Noite da Beleza Negra - Bloco Ilê Aiyê e Salvador Fest.


SERVIÇO:

O que: Jornada da Cena Independente 

Carga horária: 15h, cada aula com duração de 3h. 

Data e Horário: 08 a 12 de fevereiro, das 19h às 22h.

Preço: Gratuito

Público alvo: artistas, produtores, comunicólogos e profissionais que buscam se inserir no mercado business da música.

Para se inscrever: https://www.sympla.com.br/jornada-da-cena-independente__1111597


Nenhum comentário:

Postar um comentário