- Quero Notícia

Breaking

Rádio

30 novembro, 2020

 Sugestão De Pauta: Concurso Estimula Criatividade Para Construções Sustentáveis, Em Abadiânia

Realizado pelo complexo de lazer Escarpas Eco Parque, foram apresentadas oito opções de casas sustentáveis, que servirão de inspiração para que as construções futuras às margens do Lago Corumbá IV estejam em harmonia com a beleza natural do local


(Divulgação)

O equilíbrio da interação entre homem e natureza é possível graças à consciência aliada ao conhecimento e técnicas atualmente disponíveis, como são as construções sustentáveis. Buscando estimular essa prática, a Tropical Urbanismo realizou o concurso Casa Viva Escarpas Eco Parque: arquitetos convidados aceitaram o desafio de projetar uma eco casa para se integrar à paisagem natural do Lago de Corumbá IV, no condomínio Escarpas Eco Parque. Os finalistas foram revelados em novembro.

O Escarpas está sendo desenvolvido em área de quase um milhão de metros quadrados em Abadiânia, a 105 quilômetros de Goiânia e a 140 de Brasília.  Ele é um condomínio de lazer com marina, unidade de ecoturismo, clube e restaurante, banhado pelo lago e por suas cascatas, corredeiras, piscinas naturais e vasta riqueza do Cerrado Brasileiro. 

Segundo o diretor da Tropical Urbanismo, Leandro Daher, o objetivo do concurso foi desenvolver soluções viáveis para que os proprietários construam suas casas de veraneio dentro desses mesmos valores de preservação ambiental. Os projetos serão disponibilizados como inspiração a eles.

Os três projetos finalistas do concurso foram premiados com um valor em dinheiro. De acordo com a banca de jurados composta pelas arquitetas, Maria Luci Costa, Andrea Accioly e Alessandra Caiado Cardim, e a engenheira civil, Thaís Costa, a escolha foi desafiadora porque todos seguiram à risca os critérios estabelecidos e apresentaram soluções bastante criativas. “Eles reúnem inovação, sustentabilidade, tecnologia, funcionalidade e beleza”, resumiu Maria Luci Costa.

“Para mim, participar do concurso foi mais do que uma competição, foi uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências”, considerou o arquiteto Fernando Marques, que levou o primeiro lugar em projeto desenvolvido em parceria com Isabelly Romano. Também assinam projetos do concurso os profissionais Alessandra Rodrigues Cintra Aires e Deijayme Aires Da Silva Júnior, do escritório Aires & Cintra Arquitetura; e Hélio Chagas de Toledo Filho, do Teto Arquitetura. 

Projeto vencedor

Fernando Marques e Isabelly Romano idealizaram para o Escarpas Eco Parque uma casa de 181 metros quadrados,  construída em um terreno de 500 metros quadrados, em dois pisos, com 80% de permeabilidade. O projeto utiliza quatro contêineres de 40 pés, sendo dois no pavimento térreo e dois no pavimento superior. Foi utilizado ainda um contêiner de 20 pés para a piscina. Os ambientes incluem uma sala de jantar, sala de cinema, cozinha e deck.

O telhado foi inclinado para o nordeste facilitando uma maior captação dos raios solares nas placas de energia solar que será fonte de energia renovável. Também foram propostas duas caixas d’água para que uma delas seja de reutilização de águas cinzas provenientes de pias de banheiros, captação das águas da chuva e dos ralos dos chuveiros”, explicou o arquiteto Fernando Marques. Para diminuir os resíduos de obra, a estrutura das pérgolas são feitas das partes cortadas dos contêineres e sobras de madeira de demolição. O deck também proposto em madeira de demolição terá pequenas frestas que permitem a água chegar ao solo.

A fim de promover melhor conforto térmico na edificação, criando um microclima mais ameno que reduza a necessidade de utilização de ar-condicionado, a proposta dos arquitetos contempla ainda soluções como o revestimento externo das paredes das fachadas com madeira ecológica, que permite ventilação. Internamente elas serão preenchidas com três camadas isolantes, sendo elas uma de lã de rocha e duas placas de gesso acartonado. Além disso, jardins sobre a cobertura dos contêineres inferiores auxiliarão na climatização interna, e aberturas na frente e no fundo permitem ventilação cruzada que promoverá renovação do ar na parte interna. 

Sobre o Escarpas Eco Parque

Localizado entre Goiânia e Brasília, o Escarpas Eco Parque ocupará uma área de quase 1 milhão de metros quadrados, sendo aproximadamente 10 mil mil metros lineares banhados pelo lago. 

O condomínio de lazer irá oferecer um clube integrado ao condomínio que terá o lago Corumbá IV como principal atrativo, diversos esportes aquáticos como wakeboard, stand up paddle, caiaque e passeios de lancha e jet ski; piscina com borda infinita voltada para o lago e parque aquático infantil. Uma marina será construída para abrigar barcos e oferecer suporte para quem aprecia a pesca esportiva ou mesmo explorar a dimensão do lago Corumbá. 

Sendo o ecoturismo uma das principais atrações do Escapas, o complexo irá oferecer experiências que contemplam as corredeiras que desaguam em piscinas naturais e que podem ser acessadas pelos mais de 10 quilômetros de trilhas, ciclismo, trekking e off-road. Terá também um restaurante panorâmico com vista para o lago, e que contará com cardápio assinado por chef, além de um bar temático e um lounge gourmet com opções de petiscos e drinks. Os proprietários terão à sua disposição um heliponto exclusivo. E ainda, um mall de convivência para suprir as necessidades de itens básicos. 

Para preservar a riqueza da biodiversidade do local, foram desenvolvidas várias ações voltadas aos ecossistemas, como a criação de Swales, um princípio sustentável que cria valas naturais para manejo da água da chuva e preservação do solo e da vegetação; implantação de um bosque de frutas do Cerrado, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e sistema de compostagem de materiais orgânicos, entre outras medidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário