- Quero Notícia

Breaking

Rádio

27 novembro, 2020

 Estão Abertas As Inscrições Para O 1° Prêmio De Incentivo Ao Empreendedorismo Científico

(Projetos de ciências do ensino básico de cunho ambiental receberão incentivo de mais de 50 mil reais)

O engenheiro ambiental, Gabriel Estevam Domingos, considerado por diversos empresários como um expoente de sua geração quando o assunto é sustentabilidade, ciência e inovação, lança o 1° PIEC - José Goldemberg 2020, Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico.

O prêmio tem caráter ambiental, regulamento rígido que privilegia iniciativas verdes e tem veto absoluto de inventos e descobertas que utilizem queima de combustíveis fósseis para seu funcionamento.


Podem ser inscritos os projetos das áreas de química, física, matemática, biociência, robótica/mecatrônica, botânica, agrícola e florestal, desde que sigam premissas ecológicas descritas no edital, como a utilização de componentes reaproveitados, por exemplo.


O objetivo da premiação é promover a visibilidade desses projetos junto à imprensa, à comunidade científica, possíveis investidores e às comunidades acadêmicas, além disso, visa reconhecer projetos de estudantes, professores, instituições do ensino fundamental, médio e técnico. O intuito do prêmio é, ainda, deixar um legado para os jovens com a finalidade de incentivá-los a pensar, estudar, praticar e no futuro empreender na ciência.

 

Segundo Estevam, é preciso que se tenham iniciativas concretas para incentivar e promover o ambiente científico e empreendedor no país; não apenas para projetos avançados, mas também de projetos em fase de ideação que tenham conceitos científicos sólidos aplicados à ideia.

 

"Decidi pessoalmente criar o prêmio como forma de amplificar e incentivar que mais pessoas olhem para empreendedorismo científico no Brasil", afirma Gabriel.

 

Cientistas e biólogos no mundo todo afirmam que a única saída para reverter o atual quadro de desgaste dos recursos naturais do planeta é investir em energia renovável, reciclagem, logística reversa, entre outros aspectos do que se pode chamar de ciência verde.

 

"Em consonância com os sinais de socorro do planeta que o PIEC surge para reconhecer mestres, estudantes e instituições que pensam em soluções sustentáveis e contribuem para um futuro melhor de todos", completa o engenheiro e idealizador do prêmio.

 

Serão distribuídos troféus, certificados e bonificação em espécie que somam mais de 50 mil reais em prêmios, incluindo equipamentos que serão doados para uma escola pública, a ser escolhida, para a montagem de um laboratório escolar de ciências. Ainda será contemplado, com 7,5 mil reais, um educador orientador que conseguir demonstrar a melhor transmissão de conhecimento e conceitos científicos aplicados, por meio dos projetos de seus educandos. Ao todo, serão premiadas 10 categorias, sendo 5 categorias, outros 5 prêmios institucionais vão reconhecer jornalistas, grandes nomes da ciência, escolas públicas, apoiadores e patrocinadores do prêmio.

 

Todos os anos o PIEC homenageará uma grande personalidade acadêmica, científica e/ou profissional, concedendo-lhes o Prêmio Legado Profissional. Nessa primeira edição do PIEC, o homenageado será o professor Dr. PhD. José Goldemberg, que além de acadêmico foi um grande executivo e um dos maiores entusiastas das matrizes de energia limpa, como energia eólica e energia fotovoltaica.

 

As inscrições já estão abertas e vão até dia 25 de janeiro de 2021. Para conferir o edital completo basta acessar ao site https://www.piec.eco.br .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário