- Quero Notícia

Breaking

Rádio

14 outubro, 2020

 Os Riscos Do Uso De Piercing Na Orelha:Da Infecção A Reconstrução Da Orelha

O uso bem comum entre os jovens vem causando em torno de 40% algum grau de infecção



(Photo:Imagem)


O uso de body piercing tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens. Cerca de 1 em cada 4 pessoas entre 13 e 29 anos possui um piercing. Até 40% das pessoas apresentam algum grau de infecção da pele e 1% desenvolvem complicações graves que necessitam de internação hospitalar.

A pele é o nosso maior órgão de defesa. Ela impede que as bilhões de bactérias que vivem na nossa pele invadam nosso organismo. Quando furamos essa barreira através de um piercing, estamos expondo nosso interior a germes que causam doenças.


Piercing na orelha

Como a região de cartilagem apresenta uma vascularização sanguínea pobre, qualquer infecção local pode ser difícil de ser tratada porque havendo pouco sangue, não há fluxo suficiente nem de das células de defesa nem dos antibióticos que possam ser prescritos.


A duas infecções mais comuns da orelha são a celulite, provocada pela bactérias Staphylococcus aureus, e a pericondrite, que é a inflamação da cartilagem da orelha e costuma ser provocada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

A infecção da orelha pode surgir no momento da implantação do piercing, se o processo for feito com pouca assepsia, ou mais tardiamente, caso a orelha não seja limpa com produtos adequados.

Todos os casos de celulite da orelha ou pericondrite devem ser tratados com antibióticos e remoção do piercing. Nos casos mais graves, principalmente se não tratados a tempo, o paciente pode ficar com deformidades na orelha.

Queloides
Outra complicação comum dos piercings é a formação de queloides, que são cicatrizes hipertrofiadas, que podem ocorrer após processos inflamatórios exuberantes.

Queloide orelha
Queloide na orelha a orelha
O queloide pode ser grande, deformante e pode ocorrer em qualquer ponto do corpo onde haja uma reação ao piercing.

Outras complicações
Outras complicações do piercing que podem acontecer são:

Alergia ao metal (aço cirúrgico, ouro 14K e titânio são os melhores metais para evitar alergias).
Intensa dor local.
Aspiração do piercing pelos pulmões.
Infecção por hepatite B, hepatite C ou HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário