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14 julho, 2020

As Empresas Estão Se Preparando Para Aposentar Colaboradores Após Pandemia

Plano de preparação para a aposentadoria é o assunto do momento

(Ph:Imagem)

O chamado grupo de risco,com mais de 60 anos estão tendo uma atenção ainda maior durante a pandemia do Coronavírus,e muito deles  já estão aposentados pelo INSS,mas continuam trabalhando,com a retomada gradativa do chamado"novo normal".As empresas já sabem que profissionais que possuem comorbidades ou idade mais avançada precisarão de mais cuidados,porém muito deles nem voltarão aos seus postos de trabalho por decisão própria,mas tentarão negociar a sua continuidade dos trabalhos via home office ou avaliarão outras alternativas.E como solução a adesão a programas de PDI(Plano de Demissão Incentivada) ou PDV(Plano de Demissão Voluntária) entre outros irão surgir.
Desde que iniciou o isolamento social,em março de 2020,muitos profissionais considerados do grupo de risco foram afastados de suas funções e,é claro que,excluindo aqueles que passaram a trabalhar no digital.Para amenizar o impacto,muitas ações foram tomadas pelas empresas,como concessão de férias já vencidas,o uso do banco de horas,o apoio salarial parcial vindo do Governo e até a suspensão de alguns contratos.
"As empresas precisam de novas ações para os próximos meses,pelo menos enquanto houver risco de contágio ou não existir uma vacina para o Covid-19.E é aí que entra o PPA-Plano de Preparação para Aposentadoria,que é o assunto do momento entre os empresários",afirma Helena Ribeiro,fundadora da Razão Humana Consultoria.
Segundo a consultora,palestrante e escritora Helena Ribeiro,os riscos com a saúde destes colaboradores continuam e encontrar as melhores soluções é prioridade dos gestores das áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.Preservar a saúde física e emocional dos funcionários continua sendo o maior desafio das empresas antes,durante e depois da pandemia.
"Também temos que levar em conta o impacto da crise econômica e a necessidade de reduzir ou ajustar o quadro de pessoal para muitas empresas",completa.


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A pandemia já virou tema dentro do Comitê de Crise das empresas com a implantação do chamado PPA(Plano de Preparação para a Aposentadoria),que contribui e muito com uma ação de curto,médio ou longo prazo na gestão de pessoas.Mapear o público de risco,as faixas etárias,os cargos e os possíveis sucessores,entre outras informações,são de uma importância hoje para o RH estratégico,a Medicina Ocupacional é lei e as ações preventivas vão além das dependências da empresa,inclusive,se estendendo também para quem continuar trabalhando home office.Para pessoas em fase de pré-aposentadoria,o PPA ajuda a fazer um bom planejamento com planos A,B e C,já que a pandemia deixou o mundo com uma taxa alta de vulnerabilidade em várias áreas,em especial,na saúde.
"O momento exige dos lideres algumas tomadas de decisões difíceis e num curto espaço de tempo,mas que são necessárias",enfatiza Helena.
Tanto o PPA quanto o PPF(Plano de Preparação para o Futuro)são programas que ajudam a disseminar a cultura do planejamento financeiro e de um plano de ação pessoal e profissional,entre tantas outras preocupações fundamentais.A vida continua independentemente da pandemia e novas fases virão.
"Implantar um PPA ou até mesmo um inevitável offboarding fará parte do processo de gestão de pessoas,contribuindo para um plano de preparação de futuros sucessores e estimulando a prática de mentoria interna para transferências de conhecimentos entre gerações",finaliza Helena Ribeiro.

Sobre Helena Ribeiro:

De família humilde, Helena Ribeiro é filha de lavradores e até os 11 anos de idade trabalhou na lavoura.Depois, começou a trabalhar como babá e empregada doméstica em Campinas (SP) até que uma de suas patroas deu a ela a oportunidade de trabalhar em sua loja de roupas, além de custear para Helena
um curso de Datilografia em Máquinas Elétricas. Com o curso, buscou novas oportunidades e começou a trabalhar como vendedora numa grande loja de marca. Depois, conseguiu uma oportunidade como auxiliar de escritório. Até 2001, trilhou sua carreira profissional exercendo cargos de diretora executiva,
gerente de filiais, gerente de vendas, supervisora de pós-vendas, gestora de T&D / RH, bancária,representante comercial e secretária. Depois, fundou a Razão Humana Consultoria e Assessoria.
Em 2008, escreveu seu primeiro livro “VOCÊ, a Águia e a Natureza – O despertar experiencial do VOCÊS.A”, que se tornou, depois um e-book com o título “8 Competências do Profissional Águia”. É coautorade dois manuais sobre Coaching e do livro “O Poder do Otimismo”.Helena se tornou palestrante em grandes empresas e eventos contando sua história de vida e trazendoem suas apresentações otimismo para alavancar vendas, liderar etc.

Site: www.razaohumana.com.br

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