- Quero Notícia

Breaking

Rádio

01 junho, 2020

Pesquisa Aponta Colapso Econômico Nas Escolas Neste Ano

Estudo feito com mais de 400 instituições de ensino de pequeno e médio porte,apresenta mais de 95% das matrículas canceladas e 10% de alunos desistentes.

(Ph:Imagem)

No Brasil teve um impacto negativo na economia,atingindo quase todos os setores,inclusive os pequenos e médios empreendedores.E no segmento educacional não foi diferente,é ainda mais preocupante,sendo que na pesquisa "Megatendências",realizada no mês de maio com donos de mais de 400 escolas de 83 cidades diferentes,no território nacional,incluindo a capitais como Aracaju/SE,Belo Horizonte/BH,Brasília/DF,Fortaleza/CE,Goiânia/GO,Maceió/AL,Rio de Janeiro/RJ,Salvador/BA e São Paulo/SP,mostram pouca variabilidade nos resultados pelas diferentes regiões.

No estudo feito a pedido da União Pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte e aplicado pela explora-Pesquisas Métricas e Inferências Educacionais,revela dados alarmantes.Em média as respondentes têm 150 alunos e 20 professores,abrangendo a todos os níveis da educação básica.

E no levantamento feito em quase todas as instituições,mais de 95% declararam que tiveram cancelamento de matrícula,com  perda de 10% dos alunos do corpo discente.

No caso de atrasos,inadimplência e pedidos de descontos,levam as escolas numa perda de 50%,número que antes chegava apenas 20% no mês de março.

E outros motivos apontados pelas escolas,como o desemprego,a redução do salário e outras questões financeiras fizeram os pais a tomarem essa atitude.E também outro ponto apontado foi a transferência de residência,e o medo da pandemia e do retorno a atividade normal.

“A margem de lucro de uma escola, quando bem organizada, gira em torno de 15%. Se a escola criou ao longo dos anos algum fundo, reservando 5 desses 15% todo mês, estamos falando que já se foi quase um ano de reserva nesses três meses. Porém, essa é a situação no melhor cenário. A realidade está muito longe disso”, destaca pesquisa, Tadeu da Ponte, CEO da Primeira Escolha e professor do Insper, e Christian Coelho, CEO da Rabbit Partnership.

E com o impacto do fechamento das escolas nos estados,o pesquisador Christian Coelho,questiona a respeito:

“Embora grandes grupos educacionais consigam absorver parte desses alunos, outra grande parte deve acabar migrando para a rede pública, podendo causar um sério agravamento social” opina Coelho. “Haverá vagas para todos?”.

O Uso da voz,para expor as necessidades de cada um,em relação ao risco ocasionado na educação,educadores e escolas se uniram em todo País,com o "O Grupo União Pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio porte".Para um engajamento,união,e organização dos esforços,e também para formularem propostas que visem assegurar do direito da livre iniciativa e também da sobrevivência.
Somente no grupo teve mais de 1500 instituições e 400 prestadores de serviço,que destacaram a valorização dos professores e das famílias,em repúdio às concorrências predatórias,e com a política de criação de crédito adequada,e voucher educacional,e por fim a redução e revisão de  prazos diante da carga tributária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário