- Quero Notícia

Breaking

Rádio

24 fevereiro, 2020

Wilson Gomes de Sousa

Ator piauiense com deficiência vence e conquista vários palcos 

A deficiência nunca foi um problema para esse grande artista que conquistou vários espaços,e respeito da maioria de seus colegas de arte.Aos 14 anos com uma meningite muito séria,ele foi declarado como morto,ou seja,ele não sobreviveria.Com muita fé de sua família,ele nasceu de novo,e sofreu uma perda da audição e dificuldade na fala.
A sua história não para por aí,o amor a arte fez ele ser um dos primeiros artistas com deficiência desde do ano 1976.
Tudo começou quando ele via a atuação de outros atores,e seu interesse aumentou em estudar educação artística.Aos 19 anos,mostrou que tem o dom de atuar ,e por admiração teve um convite do educador de arte para ele participar de uma oficina ,ministrada pelo Ivo Mesquita do Rio de Janeiro.
E seu primeiro personagem foi um corpo em chamas no palco que ganhou grande aplauso de seus professores.E foi a partir daí que ele passou a frequentar o Theatro 4 de Setembro,e fez inúmeras peças teatrais e participou no cinema e na televisão,de onde fez 4 filmes e 2 novelas com cenas curtas(Sete Pecados 2007 e Cheias de Charme 2012).
Com formação em Jornalismo pela Faculdade CEUT/ESTÁCIO,ele adquiriu também formação para a Arte Cênica,no 1 e 2 grau pela UFPI,Cinema pelo antigo "Cine Clube Teresinense",Dramaturgia pela UFRJ,e ganhou prêmios,como ator e diretor no ano 1980,com O Chico e a Seca,pela Secretaria Estadual de Cultura do Piauí(Secult),e com o Diário de Um Feirante,de sua autoria,de onde recebeu 38 prêmios,fazendo referência femininas.
E criou em sua casa em Teresina o seu verdadeiro palco de atuações,com o nome Teatro Maria de Nazaré Néri,em homenagem a sua mãe.E foi inaugurado no ano 2014,com intuito de ajudar outros artistas e alunos ,com oficinas gratuitas e de ter um espaço em conta para atores mostrarem as suas peças.
E sua atuação atual ele está na pele de um doente mental,no filme "Te Faz de Doido",produzido pela HF Filmes LTDA.Que está sendo rodado no Maranhão.

(Wilson Gomes de Souza,41 anos de carreira)

Com o nome artístico Shana de Souza,ele quer conquistar seus sonhos e como um artista trilhou somente vitórias,agora oq mais almeja realizar para se sentir completo e fazer uma cena inteira num filme ou novela.
No ano 2018,no papel da cantora Carmem Miranda,produzida pela dramaturga Isis Baião,ele brilhou mais que nunca,e fez o Conto de Fadas,do Grupo de Teatro Flagelos,sob a direção da atriz Remédios da Silva.E com a Cia Moreira Campos,fez a Velha Moça.
E seu último trabalho ele participou do 8 Festival Nacional de Teatro do Piauí,com 28 estados brasileiros.



(Um grande artista e uma grande história)










Nenhum comentário:

Postar um comentário