- Quero Notícia

Breaking

Rádio

02 fevereiro, 2020

A mímica,Pantomima e a Commédia Dell 'Atre

A mímica é o uso menor de palavras ,de onde é trabalhado mais com gestos do corpo e mudanças expressivas de fisionomia,conseguindo expor ideias e situações e sua história começou no teatro da antiga Grécia e se prolonga até nos dias de hoje.
Segundos os gregos existia uma deusa relacionada a mímica chamada Polímnia,sendo utilizado no teatro do Dionísio em Atenas que continuou se desenvolvendo no Império Romano,mas com o fim dos teatros,por terem sido proibidos naquela época,durante a Idade Média foram fechados.
A Pantomima é um gênero de dentro da mímica que é tão popular que muito das vezes confunde muita gente.
E o conceito da mímica veio no século XIX,e o francês Jean Gaspard foi grande referência.Na Pantomima o ator é silencioso com o rosto pintado de branco,usando umas luvas brancas,fazendo uma execução no espaço com caráter cômico,sendo o rosto o seu ponto central(E sendo na época  o artista Marcel Marceau bem popular na Pantomima).
A partir do século XX para saber a diferença entre as duas é que no teatro físico o nome dado a Mímica Contemporânea,é que ela passa a ser uma forma de artes e a Pantomima como um dos seus gêneros.
A mímica se tornando mais abrangente,ela utiliza o potencial do seu corpo como um todo,corpo e voz e pensamento integrado em sua expressão.Nessas encenações encontramos o drama,a comédia e a tragédia.
E ela não se concentra apenas na mímica objetiva(nome criado por explorar ilusões no espaço e também de objetos),ela também faz uso da mímica subjetiva(área que explora as emoções e a sensibilidade).
E o seu gestual fica centrado em metáfora,ou seja,fazendo ilusão de que aquilo é mesmo aquilo e pronto e não representando ela em si e sim apresentando  um sentimento e uma sensação que pode ser até uma prisão de espaço ou de pensamento.
No final dos anos 70,a Mímica Contemporânea passa a ser chamada pela mídia inglesa e também pelos seus praticantes de Teatro Físico,que desvincula ela da imagem de arte muda ou da Pantomima.Acontecendo uma mudança de entendimento do corpo e de sua movimentação,redimensionando a compreensão do que seria,a relação entre o dentro e o fora do corpo,ou seja,separando a mímica objetiva e a mímica subjetiva se tornando no sentido prático e também teórico um problema.
E na década de 80 têm bibliografias publicadas,dentro do campo da ciência cognitivas,fazendo a entender que essa separação não tem muito sentido,em termos neurofisiológicos.Como por exemplo o coro não funciona de dentro para fora e sim num fluxo entre duas instâncias.
E no campo das pesquisas,os autores do livro "Metáfora da Vida Cotidiana",do professor de linguística George Lakoff em parceria com o professor de filosofia Mark Johnson.E também do neurologista Antônio Damásio,vem ser discutida muito no Brasil e por diversos campos do saber.
A Mímica teve seus primeiros registros na data da história grega,e nos estudos antropológicos ela é encontrada na própria origem do homem e parece graduada na forma de pensamento.E no livro "Jogo,Teatro e Pensamento(2001),de Richard Courtney,é colocado a origem dos ritos do homem primitivo na figura caçador,que personifica a si próprio ou como os animais em situação de caça,na ação dramática,chamada de mimese.Os ritos eram uma mistura de movimentos dramáticos,danças e com vários movimentos do corpo,como pulos e saltos,utilizando como adorno de pele animais e folhagens,para identificar o espírito.
Surgindo vários outros livros de autores de estudo da história do teatro e que foram valorizados pela dramaturgia da escrita e esquecendo o protagonista,a autora do livro "História do Teatro Mundial(2001),de Margot Berthold,essa limitação não acontece,(Mímica,Pantomima e Commédia dell 'Atre)ela relata que não precisa de literatura para aprender a atuar e sim você se aprende no teatro primitivo pesquisando 3 fontes,como as tribos aborígines(que tem contato com o resto do mundo e cujo estilo de vida),e na Pantomima Mágicas(que devem ser próximos daquilo que nós presumimos ser o estágio primordial da humanidade,as pinturas de cavernas pré-históricas,entalhes em rochas),e a inesgotável riqueza das danças mímicas e costumes populares que só sobreviveram pelo mundo afora.

Para exercer a profissão de mimo eram necessários dons naturais,como um rosto bem expressivo,flexibilidade com o corpo e com grande mobilidade e adquirindo através da experiência com a tradição(Coutinho,1993.8).
Na Roma Imperial existiam escolas de mimo,como existem hoje em dia.Sendo que a Pantomima é um tipo de performance no qual os gestos são substituídos no lugar das palavras.
E na Idade Média a Pantomima se fortaleceu com os ritos carnavalescos,que era muito favorável as danças e nas mímicas inspiradas nas alegorias da vida e da morte,que eram encontradas nas gravuras e afrescos da época.E eram atrações em procissões completamente mudas e também foram aceitos pelas festas de igreja(pela igreja despertava um sentimento proibido).
E vindo de uma reação contrária pelos literatos do Renascimento,surgido na metade do século XVI,apareceu um novo fenômeno chamado:Commédia Dell 'Atre
Esse fenômeno era usado pelos cômicos italianos que transmitiam de  pai para filho a arte de atuar.Eles se especialiram em técnicas como a mímica,de voz,acrobática e cultural.E na Commédia Dell 'Atre,a Pantomima era inspirada em jogos medievais,como herdeiros das tradições de mimos romanos,eles retornam com bastante força e espalham-se por toda a Europa,sendo apresentados,em praças,feiras e teatros.
E as brincadeiras pantomímicas que os improvisadores fizeram por séculos,entram na Commédia Dell 'Atre como Lazzi,ou seja,trazendo repertórios de tramas,sendo a única diferença e que continha falas em vez do silêncio que era usado na Pantomima.
E as apresentações naquele tempo eram na base do improviso,na plasticidade e na mímica,não usando textos literários e nem poesias.Eles improvisaram a partir através de ações e gestos bem definidos,no repertório de seus personagens,seguindo um roteiro geral Cannovaccio.Encontrando na sua história falas na mímica e silêncio na Pantomima.
E no ano 1697,o rei Luís XIV expulsou os comediantes italianos de Paris por terem zombado de sua amante,a madame de Maintenon,e foram exilados para bem longe do rio Sena e receberam na época de atuarem apenas se os atores não falarem,e no ano 1716 a proibição é retirada,aí eles puderam voltar para Paris,mesmo tendo controle de gênero e repertório dos teatros.


(Teatro Evangélico)

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário