- Quero Notícia

Breaking

Rádio

28 janeiro, 2020

Vicente Van Gogh

Um grande artista e sua história

(30/03/1853-29/07/1890)

Vincent Williem Van Gogh,foi um pintor holandês famoso,do pós expressionismo datado do final do século 19(da arte moderna),que fez em sua carreira 860 pinturas a óleo,de onde ele abrangeu paisagens ,naturezas-mortas,retratos e autorretratos,usando cores dramáticas e vibrantes,para mostrar o seu expressionismo.
Nasceu no dia 30 de março de 1853 na cidade de Zundart,Brabante do Norte,nos Países Baixos.
E começou desde cedo criança fazendo desenhos por incentivo de sua mãe,e na adolescência ele  já foi um vendedor de arte.Só que a sua história de envolvimento mesmo com a pintura veio no ano 1880 até 1890 no ano da sua morte.
Ele era o filho mais velho de Anna Cornélia Carbentus e Theodoros Van Goch que era pastor da Reforma Nerlandesa,e recebeu esse nome devido a uma homenagem ao seu avô paterno e um irmão natimorto,que nasceu antes dele e não sobreviveu.E seu irmão mais novo recebeu o nome de seu pai.
A sua mãe vinha de uma família de Haia,e seu pai era filho mais novo de um pastor,além dele teve mais três irmãos chamados de Cor,Elisabeth,Anna e Willemina,mas o seu contato mais próximo foi o seu irmão mais novo Theo e sua irmã Will.
E a sua mãe Anna rígida e religiosa e o seu pai modesto ,a igreja fornecia casa,criada ,dois cozinheiros,jardineiro e uma carruagem com cavalo.E por isso eles viviam como uma classe média alta.
O Vicente sempre foi uma criança séria e queta e foi criado por uma governanta até aos 7 anos de idade e depois foi transferido para uma escola no vilarejo, e aos 11 anos internaram ele em Zevenberger,e depois os seus pais enviaram para uma escola secundária de Tiburgo,e aos 15 anos ele volta para casa e considerando por ele mesmo a sua vivência em Tiburgo como triste e fria.

E aos 16 ele começa no seu primeiro emprego indicado pelo seu tio Cent,como comerciante de arte Goupil & Cia em Haia.E depois ele é transferido por ter completado o seu serviço,para a filial da empresa em Londres.E passou a morar na rua Hackford número 87 em Stockwell.E aos 20 anos de idade foi a fase mais feliz para Van Gogh,sendo que passou a ganhar mais que seu pai.E depois de um certo tempo, ele se apaixona pela Eugénie Loyer,e é rejeitado ,por ela ser  noiva de um ex inquilino.

Em 1876,Van Gogh volta para o Reino Unido,para assumir um trabalho não remunerado como professor para dar aula como substituto em um internato em Ramsgate.Depois o proprietário mudou-se para perto de Londres,na cidade de Isleworth,e ele mudou-se junto com ele.Não funcionando ele se tornou um assistente de pastor metodista.E naquele mesmo ano ele mudou-se para Etten,no natal,onde seus pais se encontravam,ficando por 6 meses e arrumou um emprego na livraria de Dordrecht.E nesse tempo foi infeliz para ele,que mergulhou na religião tornando-se devoto e monástico.
Em 1877,ele foi enviado para Amsterdã,pelos seus pais,junto com seu tio Johannes Stricker que é um teologista e que estava apoiando ele a se tornar pastor  e a se preparar para prestar o vestibular de Teologia da Universidade de Amsterdã.Fracassando,ele deixa a casa do tio e tenta 3 meses como missionário protestante em Laeken na Bélgica e fracassa novamente.
Em 1879 ele assumiu um cargo missionário em Petit Wasmes,no distrito Belga de Borinage.Para mostrar a sua congregação e apoio aos mais pobres,ele deixou um mendigo morando numa padaria e ele foi morar numa pequena cabana com palha no chão.Não agradando muito a igreja que o dispensaram do cargo.,por "minar a dignidade do sacerdócio"Van Gogh caminhou 75 km até Bruxelas permanecendo em Cuesmes.E depois voltou para Etten por pressão dos seus pais ficando até mês de março do ano de 1880.E retornou para Cuesmes no mês de agosto do mesmo ano,indo morar com um mineiro até o mês de outubro.
E em 1880, por incentivo de seu irmão Theo,ele decidiu  começar a sua carreira artística na arte,viajando para Bruxelas para estudar junto com o Willem Roelofs,que o persuadiu e fez ele estudar  na Academia Real de Belas-Artes.
E retornando a Etter,ele começou a desenhar os vizinhos como tema.E nesse tempo a sua prima viúva Cornélia Vos-Stricker,mãe de uma criança de 7 anos, chegou  fazendo uma visita,deixando ele animado(Isso fez ele se declarar e não ser correspondido por ela).E depois disso ele volta para Amsterdã, e começa  vender a suas telas em Haia,e foi visitar o seu primo Anton Mauve em que lhe inspirava admiração pelas suas obras de arte.E escutou um conselho que ele pos em prática,passou a usar carvão e pastéis na pintura em sua terra em Etter e logo em seguida passou a ser aluno de Mauve que lhe mostrou a Aquarela,e o fez trabalhar por meses.E depois brigou com seu pai mais o Mauve um mês depois.Com o primeiro recusou-se a frequentar a igreja indo para Haia,e o segundo por não baterem nas idéias em relação a arte.Pois Mauve gostava de fazer arte com gesso e  Vicent preferia usar pessoas como molde.
E depois de um ataque de gonorreia e por ter sido internado,ele começou a pintar as suas primeiras telas a óleo,e com o dinheiro emprestado de seu irmão ele mesmo comprou as suas obras.
E arrumou uma prostituta católica Clasina Maria Hoornik(Sien),que tinha uma filha de 5 anos e estava grávida,mas seu pai desaprovou fazendo ele abandonar ela mais as duas crianças.
E fazendo a Sien  retornar para prostituição,deixando a sua menina aos cuidados de sua mãe e o seu menino com seu irmão e depois disso ela se matou se jogando no Rio Escalda.
Em 1883,ele se muda para a província de Dentre,nos Países Baixos,e depois para perto de seus pais,em Nuenem,no Brabante do Norte.E trabalhando ao ar livre ele fez a pintura em Nuenem.
Em 1884 a filha de um vizinho chamada Margot Begemann ,que participa com ele de suas pinturas,se apaixona por ele e é retribuída. Queriam se casar mais as famílias de ambas as partes foram contra.

Neste ano Van Gogh pintou várias naturezas- mortas,estagiando por 2 anos em Nuenen,onde a sua paleta em que ele usava consistia em tons terrosos sombrios,ou seja, marrons escuros.
Um comerciante perguntou ao seu irmão se tinha obra pronta,então o Vicente apresentou a sua primeira obra de pintura "Os Comedores de Batatas",e o Vincent reclamou porque Theo não vendia as suas obras,e ele respondeu que não se encaixava ao impressionismo por ser sombrio.
E sua obra foi exposta pela primeira(agosto) vez nas vitrines do comerciante de arte Leurs em Haia.
Em novembro ele se muda para Antuérpia,e aluga um quarto e passa a viver da pobreza,não gastando o dinheiro com outras coisas,apenas com os matérias e modelos de pintura.Comendo apenas pão,café e tabaco.E passou a estudar a teoria das cores,indo em museus,e em particular o artista Peter Paul Rubens,incluindo outras paletas de cores,como o carmim,azul-cobalto e verde-esmeralda.E comprou xilogravuras Ukiyo-e japonesas nas docas para incorporar os elementos no fundo de suas pinturas.
Passando a beber muito ele foi internado e tratou também a sífilis.
Não curtindo muito estudo acadêmico ele ingressou através de um vestibular difícil ,,na Academia Real de Belas-Artes da Antuérpia,se matriculando no ano 1886 em pintura e desenho.E ficando doente devido a muito trabalho,muito tabaco e má alimentação,ele logo briga com o diretor da academia de arte o professor Charles Verlat,por não pintar conforme os modelos da época.E teve briga também com os instrutores de desenho Frans Vinck e Èugene Siberdt,não obedecendo as ordens pra fazer desenhos que façam contornos e que se concentram nas linhas.E deixou a academia e foi para Paris depois da briga por causa de um desenho "Vênus de Milo",com o instrutor Siberdt.
Foi onde ele dividiu o apartamento com Theo,na rua Laval em  Montmartre,indo estudar no estúdio de Fernand Cormon,e depois se mudaram para um apartamento maior na rua Lepic 54,e lá fez várias pinturas de amigos e conhecidos,e de natureza morta e vistas do Moinho da Galette e cenas de Montmartre,Asniéres ao longo do Rio Sena.E usou as xilogravuras para decorar o seu estúdio em Paris,colecionando outras a mais em seu estúdio.E tentou fazer o "Japonismo"em uma tela,fazendo a figura da "Cortesã",obra de Keisai Eisen,tirado de uma capa de uma revista chamada Paris Illustre e depois ampliou numa pintura.
E depois passou a adotar paletas mais brilhantes com pinceladas mais fortes,como a "Paisagem Marinha em Saintes-Maries",tirado de um retrato de Adolphe Monticelli na galeria Delareybarette,e juntamente com seu irmão em 1888 eles compram um livro com as obras pintadas por  Monticelli.
No ano 1886,no mês de abril e maio ele trabalhou no ateliê de Cormon,frequentando o círculo do australiano John Peter Russell,de onde conheceu os também alunos Émile Bernard,Louis Anquetin e Henri de Tolouse-Lautrec.Com este último colega ele pintou em retrato tom pastel e se encontravam sempre na loja de pintura Julien Tanguy,onde as obras de Paul Cézanne foram exibidas.Nesse ano 1886 foram mostradas o pontilhismo e o neo-impressionismo pelos pintores Georges Seurat e Paul Signac.No ano 1887 ele briga com Theo e se muda para Asniéres no norte de Paris e ele conhece  Signac e começa adotar o pontilhismo na pintura,que é uma técnica em que vários pontos coloridos são aplicados  na tela e faz uma  mistura ótica de tons quando vista de longe.São cores complementares que dão um contraste vibrantes.
Nesse tempo em Asniéres ele pintou parques,restaurantes e o Sena(incluindo as pontes atrás do Sena).Voltando as pazes com o seu irmão,no ano 1887,o pintor Paul Gauguin acaba de chegar em Paris,ele conseguiu uma exibição de sua arte ao lado dos artistas Bernard,Anquetin e Tolouse-Lautrec,no Grand -Bouillon Restaurant du Chalet 43,da Avenida Clichy em Montmartre.E Bernard e Anquetin venderam as suas primeiras artes enquanto o Vicent trocou com o Gauguin as suas obras.No ano 1888,ele por morar dois anos na França,já pintou 200 quadros,e já estava se sentindo cansado,foi então que ele deixou Paris.E devido a bebedeira e por estar doente ele decidiu um refúgio das artes e também por querer criar  uma colônia de artistas.Fazendo companhia durante 2 anos ao artista o pintor dinamarquês Christian Mourier-Petersen,e nesse tempo em Arlesiana ele pintou mais 200 quadros e mais cem desenhos aquarelas.Pelo seu encanto pelo lugar por haver luz,ele acrescentou mais cores em suas pinturas,como o amarelo,azul ultramarino e malva.E seus quadros incluem colheitas,campos de trigo e marcos rurais gerais,como a obra "O velho Moinho".E depois ele pintou no mês de março o quadro gradeado "Quadro Perspectiva",que foi mostrado na Sociedade dos Artistas Independentes e recebeu a visita do artista Dodge Macknight,que estava vivendo em Fontvieille.No ano 1888 ele aluga a Casa Amarela,e depois se muda do Hotel Carrel para o Café de Gare,ficando amigo dos donos .E  não se mudando por completo da casa ele faz dela um estúdio para mostrar as suas pinturas como "Cadeiras de Van Gogh","Quarto de Arles","O Café a Noite","Terraço do Café a Noite","Noite Estrelada Sobre o Ródano" e a "Natureza -Morta:Vaso Com Doze Girassóis".
E Van Gogh visita a Saintes-Maries-De-La-Mer e dá aula para o segundo tenente zuavo Paul-Èugene Milliet,pintando os barcos do vilarejo.E Macknight apresenta Èugene Boch,onde ele começa trocar visitas.
E com pedidos de Van Gogh ,Gauguin passa a visitá-lo,mas antes disso acontecer ele faz mais obras como "Girassóis","O Poeta Contra O Céu Estrelado","Cadeira de Van Gogh e a Cadeira de Gauguin". E chegando de viagem Gauguin representou Van Gogh na pintura "O Pintor de Girassóis"e por sugestão ele pintou imagem da memória "Memória do Jardim em Etten".
E os dois visitaram Montpellier,onde virão os trabalhos de Gustave Courbet e Èugene Delacroix no museu Fabre.E a amizade dos dois começou a balançar,pela admiração que Van Gogh tinha por ele e a arrogância como era tratado por Gauguin,causando muitas brigas temendo o abandono do amigo.
O motivo foi que o seu irmão Theo devia dinheiro para Gauguin,que achou que estava sendo explorado pelos dois,fazendo ele  temer que ele ia deixar a casa,foi quando num dia Gauguin saiu para caminhar e Van Gogh o seguiu com uma lâmina tipo ameaçador.
A briga foi tão feia que ele cortou a própria orelha,enviando de embrulho através da criada do hotel Gabrielle Berlatier para  o Gauguin onde  estava hospedado.
Mesmo com tanta confusão os dois mantinham correspondências,até Gauguin propor a criação de um estúdio em Antuérpia,incluindo Marie Ginoux e Joseph Roulin.
Ele melhorou seu estado de saúde e voltou para a Casa Amarela,ficando assim um tempo entre casa e hospital,sofrendo alucinações e delírios de envenenamento.E a polícia fechou a sua casa devido a uma petição de 30 pessoas ,incluindo a família Ginoux,que tratavam ele como um louco ruivo.E ele se internou num hospital e ficou recebendo visitas de seu amigo Signac,e depois foi para um quarto que era propriedade dos Rey.
E deixou Arles se internando num hospício Saint-Paul-De-Mausole,no ano 1889, acompanhado pelo  cuidador o Frédéric Salles.E a clínica passou a ser tema de seus quadros como "Corredor no Hospício e  Entrada do Hospício",caracterizando elas por redemoinhos como a "A Noite Estrelada","Ciprestes e Oliveiras",incluindo Oliveiras com Alpilles ao Fundo,Campo de  Trigo com Ciprestes,e Estrada com Ciprestes á Noite e fez também duas versões de  "Quarto em Arles"
A depressão atingiu Van Gogh,deixando ele incapaz de escrever e a pintar como antes.no ano 1890,entre o mês de fevereiro e até  maio.
Ele deixa o hospício e se muda para o vilarejo Auvers-Sur-Ousi,no norte da França.E passa a morar com o Theo e o médico homeopata  Paul Gachet,que tratou de vários artistas como Camille Pissarro.E em julho do ano 1890 ele completou a sua última pintura  chamada "Jardim de Daubigny".
Nas suas últimas semanas de vida ele fez 70 pinturas á óleo,no seu tempo em que esteve em Auvers,e pintou vários quadros de Gauchet,incluindo o Retrato do Dr Gauchet,e outras pinturas inacabadas como a  Fazenda Perto de Auvers.
Em seu fascínio pelas colinas em maio ele escreveu para seu irmão Theo "na imensa planície contra as colinas,sem limites com o mar,de um delicado amarelo",que para Van Gogh as colinas representavam a tristeza profunda,como a"Tristeza e a Extrema Solidão",além de "telas irão te dizer oq não consigo falar em palavras",como na pintura de Hulsker "Campo De Trigo Com Corvos",que representa a melancolia e a extrema solidão.
No dia 27 de julho de 1890 ele disparou contra o seu próprio peito um revólver LefauCheux ,calibre 7mm,num campo de trigo onde estava pintando e morreu 30 horas depois.E sendo enterrado no cemitério municipal de Auvers -Sur -Ousi pelo seu irmão.
E o Theo,no ano da sua morte, já andava  doente e ficando incapaz e piorando o seu caso e vindo a falecer no dia 25 de janeiro do ano 1891,deixando a sua mulher viúva.E seu corpo foi exumado no ano 1914,sendo colocado lado a lado ao de seu irmão Van Gogh.
E no seu tempo de vida Van Gogh deixou várias cartas que ele correspondia com o seu irmão Theo,desde do ano 1872 até 1890,totalizando 600 cartas dele para 40 de Theo,incluindo as outras correspondências que ele mesmo fez em vida,22 cartas para a sua irmã mais nova Will,58 cartas para o pintor Anthon Van Rappard,22 cartas para o pintor Émile Bernard e cartas individuais como para Paul Signac,Paul Gauguin e o crítico Albert Aurier.São 200 cartas nas línguas Holandesa ,Inglesa e Francesa.
E no ano 1914 a viúva de Theo,a Johanna Van Gogh-Bonger,permitiu a publicação das cartas feitas entre irmãos,que vêm trazer a sua autobiografia e um entendimento da sua arte.
E no ano 1925 ,morre  Johanna,,e o seu filho o Vincent Van Gogh,sobrinho de Van Gogh,herda a maioria das cartas entre seu tio e mais o seu pai Theo.E no ano 1950  ele faz a publicação completa de todas as cartas escritas em 4 volumes e traduzidas para diversos idiomas.E depois negociou com o governo Holandês subsídios para uma fundação,onde compraria peças na mão de terceiros e cuidaria das obras de arte de Van Gogh,e em 1963 o projeto teve início,pelo arquiteto Gerrit Rietvelt,para a construção da fundação.E depois da morte do arquiteto,um outro arquiteto fica no lugar fazendo prosseguimento com o projeto,chamado Kisho Kurokawa e o trabalho se estendeu até no ano 1960,com inauguração no ano 1972.E o Museu Van Gogh foi mesmo inaugurado no ano 1973,no espaço público Museumplen de Amsterdã.E ele se tornou um dos museus mais movimentados e populares dos Países Baixos,ficando atrás o Museu Municipal.



Fonte:
https://www.ebiografia.com/van_gogh/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh


Nenhum comentário:

Postar um comentário