Educadora paraense é premiada por projeto pioneiro de alfabetização de autistas não verbais
Reconhecimento no Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil destaca o trabalho da educadora Noah Chiavenato e o impacto das formações conduzidas pela neuropedagoga Mara Duarte da Costa
A 2ª edição do Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil reconheceu projetos que unem ciência e empatia na transformação da aprendizagem. Um dos destaques foi o trabalho da educadora Noah Chiavenato, do Instituto Educacional Chiavenato (IEDUCHI), em Belém (PA), premiado pela proposta de alfabetização de crianças autistas não verbais. A iniciativa aplica metodologias baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e na Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), promovendo avanços na autonomia e comunicação dos alunos.
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), entre 25% e 30% das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são não verbais ou minimamente verbais dado que reforça a urgência de práticas pedagógicas estruturadas e sensíveis. “Cada aluno aprende de um jeito, e a alfabetização precisa respeitar essas diferenças”, afirma Noah.
Para Mara Duarte da Costa, neuropedagoga e diretora da Rhema Neuroeducação, o reconhecimento de iniciativas como a de Noah é reflexo de um movimento mais amplo de transformação na formação docente. “O sucesso da inclusão depende de professores preparados para compreender o funcionamento cognitivo e emocional de alunos neurodivergentes. O conhecimento científico é a base para construir práticas realmente eficazes”, explica.
Com mais de 90 mil alunos formados em cursos de pós-graduação, capacitações e programas de atualização, a instituição se consolidou como referência na formação de educadores e gestores escolares. A instituição atua em mais de 20 países, oferecendo conteúdos e projetos que unem neurociência, educação e práticas inclusivas.
Segundo Mara, o objetivo é disseminar metodologias que possam ser aplicadas em diferentes contextos escolares, fortalecendo a inclusão e a aprendizagem. “Nosso papel é capacitar o professor para identificar as necessidades de cada aluno e transformar desafios em oportunidades de desenvolvimento”, destaca.
O reconhecimento de Noah Chiavenato no Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil simboliza o impacto de uma rede de educadores formados sob essa perspectiva. A combinação entre pesquisa, sensibilidade e formação continuada tem permitido que escolas em todo o país avancem na alfabetização e no atendimento a alunos com autismo não verbal.
“Quando a ciência chega à sala de aula de forma acessível, a inclusão deixa de ser um ideal e se torna realidade”, conclui Mara Duarte da Costa.
Sobre Mara Duarte da Costa
Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, diretora pedagógica da Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 90 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line em todo o Brasil. Para mais informações, acesse instagram.com/
Sobre a Rhema Neuroeducação
A Rhema Neuroeducação foi criada por Fábio da Costa e Mara Duarte da Costa em 2009 com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo de neuroeducação e desenvolvimento infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas áreas afetivas, sociais e familiares. A empresa atua em todo o Brasil e em mais de 20 países, impactando a vida de milhões de pessoas pelo mundo com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de capacitação e eventos gratuitos. Para mais informações, acesse o site https://rhemaneuroeducacao.

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