Brasil revela campeã do 34º Prêmio Ernesto Illy de Café durante cerimônia internacional em Roma - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

17 novembro, 2025

Brasil revela campeã do 34º Prêmio Ernesto Illy de Café durante cerimônia internacional em Roma

 Brasil revela campeã do 34º Prêmio Ernesto Illy de Café durante cerimônia internacional em Roma


Reconhecimento reforça a excelência do café brasileiro e o protagonismo de Minas Gerais na produção de cafés especiais


A grande vencedora foi Leda Terezinha Pereira Lima, representada em Roma pela filha Arabela Pereira Lima. O segundo lugar ficou com Dimas Mendes Bastos, de Araponga, e o terceiro lugar foi conquistado pela Fazenda Sequóia Minas, da Chapada de Minas, representada por Rodrigo Crimaudo Mendes


A cerimônia da 10ª edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, realizada no histórico Palazzo Colonna, em Roma, celebrou a excelência e a sustentabilidade na produção mundial de café. O evento reuniu 27 cafeicultores finalistas, entre eles os três representantes brasileiros do 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.

 

Neste ano, o prestigioso prêmio “Best of the Best” foi concedido a Ruanda, à Estação de Lavagem de Café Ngamba - Sucafina S.A., enquanto o “Coffee Lovers Choice”, escolhido pelos consumidores, foi conquistado por El Salvador, com a Finca Villa Mercedes da Agroindustrial Yaya.

 

Durante a programação em Roma, os finalistas brasileiros participaram de uma audiência especial com o Papa Leão XIV, no Vaticano, e de um encontro na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), onde foram anunciados os resultados nacionais. A grande vencedora foi Leda Terezinha Pereira Lima, da Fazenda Nova Esperança, no Sul de Minas, representada em Roma pela filha Arabela Pereira Lima. O segundo lugar ficou com Dimas Mendes Bastos, de Araponga, nas Matas de Minas. O terceiro lugar foi conquistado pela Fazenda Sequóia Minas, da Chapada de Minas, representada por Rodrigo Crimaudo Mendes.

 

“É uma alegria imensa ver o trabalho de tantos anos reconhecido dessa forma. Produzir café é um ato de amor, de cuidado com a terra e com as pessoas. Esse prêmio é uma conquista coletiva, da nossa família, da equipe da fazenda e de toda a comunidade de Monte Santo de Minas, que vive e respira café todos os dias”, celebrou Arabela Pereira Lima.

 

A campeã Leda Pereira Lima, de Monte Santo de Minas, fornecedora da illycaffè desde os anos 1980, já havia conquistado o 3º lugar nacional em 2015. O segundo colocado, Dimas Mendes Bastos, é parceiro da illycaffè há mais de duas décadas e frequentemente figura entre os finalistas, com cafés produzidos na Fazenda Serra de São Bento, em Araponga. A Fazenda Sequóia Minas, da Chapada de Minas, terceira colocada, já havia alcançado a mesma posição em 2019.

 

O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, que teve início em dezembro de 1991, tornou-se referência por mudar para sempre o cenário da cafeicultura no país. A iniciativa pioneira, que já reconheceu mais de mil e quinhentos cafeicultores brasileiros e entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios, atravessou fronteiras e inspirou o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, levando o conceito de qualidade, bem-estar e sustentabilidade propostos pela illycaffè a vários cantos do mundo. Todos os cafés são selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, formada por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio