Arquitetura: Tecnologia otimiza projetos com novos recursos
Arquiteta Dorys Daher, radicada no Rio de Janeiro, vê construções cada vez mais 'inteligentes'
A Arquitetura caminha para um futuro cada vez mais integrado, com soluções que otimizem tanto o espaço quanto os recursos naturais. Assim é que a tecnologia tem um papel transformador nessa área, desde a concepção de projetos com ferramentas digitais avançadas até à construção e operação de espaços inteligentes e sustentáveis.
Atenta às inovações e inúmeros itens tecnológicos que vão se impondo no dia a dia de novos projetos, a arquiteta Dorys Daher, do escritório DG Arquitetura (www.dgarquitetura.com.br), em Ipanema, no Rio de Janeiro, fala da velocidade como tudo se desenvolve no setor em que atua há 35 anos.
Dorys explica que, com o tempo, itens incomuns foram se tornando indispensáveis. "Num passado próximo, ao assistirmos TV tínhamos que levantar e sentar para ligar a televisão, até que surgiu o controle remoto para nos facilitar… O mesmo aconteceu com a chegada do ar-condicionado do tipo split, com controle remoto e tecnologia capaz de desconectar a unidade interna (evaporadora) da unidade externa (compressor) com o objetivo de nos beneficiar com o fato de não trazer barulho ao ambiente, possibilitar a refrigeração de locais desprovidos de aberturas para o exterior", explica.
"Além disso, nos trazem a opção de despoluir a fachada. Infelizmente, os usuários de splits não estudam muito bem a sua utilização, poluindo muito as fachadas das casas, dos edifícios e, consequentemente, poluem as cidades de forma incontrolável. O uso dos aparelhos é imprescindível, uma vez que o clima do nosso planeta vem se alterando drasticamente", constata a arquiteta.
Paralelamente temos outras tecnologias como a casa inteligente, na qual podemos fazer tudo por controle de voz, pelo próprio celular. "Hoje, antes de chegarmos em casa, já se pode abrir as janelas, as persianas, escolher músicas, colocar o chuveiro para funcionar e deixar a água esquentando na banheira na temperatura desejada".
A automação residencial, antes restrita a projetos considerados de luxo, agora está mais acessível. Assistentes virtuais e dispositivos interconectados permitem o controle da iluminação, climatização, segurança e entretenimento, acionamento de cortinas, personalizando os ambientes e aumentando a eficiência energética.
"No caso da iluminação - apesar do alto custo de um projeto nesse sentido - tudo pode ser automatizado, com a comodidade de se acender apenas a luz necessária, de maneira setorizada", acentua Dorys. "Tudo de forma muito equilibrada, sem ter que pagar por aquilo que não é necessário, já que as luzes serão acesas apenas conforme os ambientes usados em cada rotina. Há quem diga que essas coisas não são necessárias, porque vão usar o sistema de energia solar, então não tem problema gastar energia; na verdade, não é bem assim, o desperdício deve ser evitado em todos os setores. Para todas as mudanças, há sempre um período de adaptação".
A mão de obra especializada para todos esses recursos é pré requisito. "Para instalar essa infraestrutura é preciso ter preparo, pensar antes de executar o projeto. E é sempre bom lembrar que, terminada a obra, já devem ter surgido novas tecnologias no mundo eletrônico, onde tudo é muito rápido", acrescenta a profissional.
A arquiteta diz que já não se pode mais prever o futuro, tudo é muito rápido e, às vezes, nem temos certeza do que já existe ou não, pois sabemos que tudo ou quase tudo já é viável nos dias de hoje. "Toda tecnologia que venha para favorecer a nossa vida e agilizar o projeto de arquitetura (muitos detalhes), é sempre muito bem-vinda", finaliza Dorys Daher.
Fotos: Divulgação
Loja de Óculos, projeto da DG no Casa Cor Rio: claraboia com luzes LED, que ajustam a intensidade e a temperatura de cor ao longo do dia, refletindo o brilho, a temperatura e os tons da luz solar, e relaxamento e o sono à noite
Dorys Daher, arquiteta
Loja de Óculos, projeto da DG no Casa Cor Rio: claraboia com luzes LED, que ajustam a intensidade e a temperatura de cor ao longo do dia, refletindo o brilho, a temperatura e os tons da luz solar, e relaxamento e o sono à noite
Dorys Daher, arquiteta
Nenhum comentário:
Postar um comentário