Projeto incentivado pelo Instituto Algar forma orquestra com jovens em vulnerabilidade social - Quero Notícia

Breaking

Rede Super FM

20 agosto, 2025

Projeto incentivado pelo Instituto Algar forma orquestra com jovens em vulnerabilidade social

 Projeto incentivado pelo Instituto Algar forma orquestra com jovens em vulnerabilidade social


Conheça o "Orquestra Periférica" que leva educação musical para crianças e adolescentes beneficiados em organizações sociais de Uberlândia


Orquestra Periférica


Mais do que possibilitar o aprendizado para tocar um instrumento, a educação musical contribui para o desenvolvimento completo de crianças e adolescentes. Com o incentivo do Instituto Algar, um projeto oferece a oportunidade para que jovens em vulnerabilidade social de Uberlândia (MG) aprendam sobre música e desenvolvam diversas habilidades. A “Orquestra Periférica” é uma das oficinas do Programa Transforma, viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


A iniciativa está sendo executada ao longo de 2025 e beneficia mais de 860 jovens entre 6 e 15 anos da cidade. Entre as atividades desenvolvidas há aulas de: flauta doce, canto coletivo, percussão, violino, violão, violoncelo, sopros, prática de conjunto.


Atividades que exploram a música, como é o caso da oficina, representam uma oportunidade valiosa de desenvolvimento para crianças e adolescentes. Isso porque, através da educação musical, são desenvolvidas habilidades emocionais, cognitivas e psicomotoras. Além de estimular esses aspectos e a inteligência, a música também favorece a humanização dos indivíduos. 


Orquestra Periférica

O arte educador e idealizador da Orquestra Periférica, Zezinho Costa, destaca como a participação no projeto é benéfica. “Jovens e crianças que têm a música em sua formação se tornam adultos mais sensíveis, criativos e com maior facilidade de socialização. Por isso, vejo as oficinas do Projeto Orquestra Periférica como ferramentas de transformação. Indivíduos que têm sua formação embasada na arte, aprendem a questionar e a transformar a realidade. A música, como uma forma de expressão, pode ser usada para abordar questões sociais e culturais, permitindo que as crianças reflitam sobre o mundo ao seu redor”, disse o educador. 


Um dos participantes do projeto, Carlos Henrique Medeiros Santos, atesta os benefícios da educação musical contando sua experiência na Orquestra Periférica. “Gosto muito do projeto, me ajudou muito a ter foco. Futuramente pretendo me tornar um professor de violoncelo e ensinar. A música me traz muita felicidade, gosto muito de estar no projeto e espero que futuramente esteja participando como professor”, disse o jovem que participa da oficina na organização Bem Estar Humano. 


Orquestra Periférica



Oficina faz parte do Programa Transforma


No programa Transforma, do Instituto Algar, oportunidades de desenvolvimento para jovens são oferecidas por meio de oficinas e atividades em organizações sociais parceiras, durante o contraturno escolar. A “Orquestra Periférica” é uma destas oficinas e é realizada nos seguintes parceiros: Bem Estar Humano (bairro São Jorge), Missão Esperança (bairro Jardim Brasília), ABC do Glória (bairro Élisson Prieto), Ação Moradia (bairro Morumbi), Periferarte (bairro Canaã), Centro de Convivência da Criança e do Adolescente - DEC Ticôte (bairro Tibery). 


Além da “Orquestra Periférica”, mais de 20 outras oficinas são promovidas em organizações parceiras com o incentivo do Instituto Algar. São atividades de cultura e esporte possibilitadas por meio de projetos financiados via investimento direto e leis de incentivos fiscais utilizando recursos oriundos das empresas do grupo Algar. Nestes casos, o apoio do Instituto acontece através do gerenciamento das ações da oficina, além do fornecimento de materiais e suporte com equipe. 


O gestor de programas sociais do Instituto Algar, Alexandre Mateus, comenta sobre a intenção do programa. “Com a realização do Transforma colocamos em prática nosso propósito de usar a cultura e o esporte como meios de inclusão e transformação social. Desde 2016 promovemos esta iniciativa e já impactamos milhares de jovens em diversas partes do Brasil, com atividades que oferecem aprendizado de diversas formas, com dinamismo e afeto”, finaliza o gestor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio