18 milhões de brasileiros podem sofrer de pré-diabetes - Quero Notícia

Breaking

Rádio

24 janeiro, 2022

18 milhões de brasileiros podem sofrer de pré-diabetes

Divulgação/Freepik

Condição que precede o diabetes pode ser facilmente tratada e até curada caso diagnosticada e tratada precocemente

Um check-up pode salvar uma vida. Ou ao menos permitir que a qualidade de vida de um paciente mantenha-se boa apesar de um diagnóstico inesperado. Essa bateria de exames contribui ainda para a detecção primária de doenças que podem ser tratadas com maior eficácia quando descobertas precocemente, aumentando as chances de recuperação e até mesmo de cura.

Este pode ser o caso da pré-diabetes. O médico endocrinologista do Hospital Felício Rocho, Dr. Adauto Versiani, esclarecer que está condição pode ser facilmente tratada, e o paciente tem boas chances de recuperação, caso seja diagnosticada logo no início do acometimento.

“A pré-diabetes é caracterizada como um estado de intolerância à glicose leve, que pode anteceder o surgimento do diabetes. Quando surge, a glicemia já está mais alta do que o considerado normal (acima de 100), mas ainda em níveis inferiores a 126. Mas se temos duas medidas de glicose acima de 126, realizamos o diagnóstico de diabetes”.

De acordo com a revista Atlas de Diabetes, 18 milhões de brasileiros têm pré-diabetes. “Mais do que nunca a importância de se cuidar para prevenir doenças que, se descobertas em estágio avançado, podem levar à morte. Cuide da sua saúde, faça exames todo ano e se sentir algum sintoma incomum, procure ajuda médica. Além disso, não se esquece de manter hábitos saudáveis”, salienta Dr. Adauto.

Ainda conforme o médico do Hospital Felício Rocho, a causa da pré-diabetes pode ser variada, tais como, fatores genéticos e ambientais envolvidos, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e dieta rica em carboidratos. “Ela pode atingir tanto homens quanto mulheres e é mais comum o acometimento a partir dos 40 anos. Mas, com o aumento no número de casos de obesidade, está cada vez mais presente em adultos jovens, adolescentes e até crianças”, alerta.

O especialista ainda esclarece que nas fases iniciais os sintomas não são aparentes, o que alarma ainda mais a importância de visitas periódicas ao médico e a realização regular de exames. “Como não há sintomas, deve-se procurar o especialista em caso de exames de rotina alterados ou buscar o especialista em caso de obesidade e sobrepeso, fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença. O tratamento é individualizado e na maior parte das vezes inclui emagrecimento e mudanças no estilo de vida”.

Hábitos saudáveis e exercícios físicos regulares são as principais formas de combater a pré-diabetes. “Perder 5% do peso corporal e equilibrar a alimentação pode fazer com que a doença entre em remissão. Por isso a importância de manter uma dieta equilibrada, perder peso, promover o tratamento da obesidade e sobrepeso e atividade física”, evidencia Dr. Adauto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário