Música no Museu apresenta:Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais
Última semana: Os Imortais da Musica Brasileira e os Gênios Internacionais
Assim, de 26 de fevereiro a 20 de março com o apoio do Museu da Justiça, serão apresentados concertos virtuais com obras destacadas de Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Ari Barroso, Ernesto Nazareth, Radames Gnatalli, Jacob do Bandolim ao lado dos gênios internacionais, e uma homenagem especial a Beethoven no prosseguimento das comemorações dos seus 250 anos realizadas em 2020.
AUTORES E SUAS OBRAS:
Este projeto traz um inesquecível encontro com os grandes nomes da Música brasileira com as suas músicas interpretadas por musicistas brasileiros consagrados nacional e internacionalmente, em um evento dinâmico e atraente, proporcionando ao público momentos de puro encantamento e uma oportunidade rara para conhecer ou relembrar nossos grandes imortais: Padre José Mauricio, Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Pixinguinha, Ary Barroso, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Radamés Gnatalli, Guerra-Peixe, Jacob do Bandolim e Tom Jobim, entre outros. Essa proposta complementa o trabalho desenvolvido por Música no Museu em cidades brasileiras e também em sua versão Música no Museu Internacional, em diversos países, que vem obtendo o maior sucesso levando a música e o músico brasileiro para o exterior. Se lá fora faz sucesso, por que não estendê-lo com um aspecto de brasilidade?
Paralelamente e no contraponto, serão apresentadas obras dos gênios internacionais (Puccini, Bach, Haendel, Vivaldi, Purcell, Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Debussy, Stravinsky, Bartók, Britten, Schoenberg, Ravel, Prokofiev, entre outros) dos séculos passados, gerando um contraste com a obra brasileira. Este contraponto enriquecerá todo o projeto e ampliará o seu universo cultural.
Os Musicistas:
E os intérpretes, são nomes conceituados na música brasileira: Arthur Moreira Lima, João Carlos Assis Brasil, Licia Lucas, José Carlos Vasconcellos, Marco de Pinna, Trio D´Ambrosio, Trio Movimento Musical, Duo Madri de Violões tendo em comum apresentações regulares na Série Música no Museu seja em palcos brasileiros ou estrangeiros ai levando a musica brasileira para o exterior.
Destaque, também, para as orquestras de Violões do Forte de Copacabana, Cavaquinhos de Cabo Frio, Camerata Uerê e Orquestra Música para Todos, de Teresina, Piaui trabalhos realizados em Comunidades visando a interação social através da música.
Este conjunto permite trazer um panorama da musica de concerto e que é complementado pela palestra ilustrada do pianista e pesquisador Newton Nazareth, sobrinho-neto de Ernesto Nazareth que também destaca compositores como Carlos Gomes, Tom Jobim entre outros.
DESTAQUES:
Sob o fundo musical de Aquarela do Brasil, o segundo hino brasileiro, a abertura e o encerramento serão realizadas pelo pianista Arthur Moreira com os imortais brasileiros e encerrando com os Gênios Internacionais, todos de seu excelente repertório.
Villa-Lobos, nosso compositor-maior, será exaltado de várias formas desde a comemoração de seu aniversario no dia 5 de março com um quarteto de pianistas, a apresentações em ritmo de jazz com o Villa-Lobos injazz incluindo também programas específicos tocados pelos vários dos músicos que se apresentam e, em destaque, o Trio d´Ambrosio com Maria Célia Machado na harpa.
Licia Lucas, ex presidente da Academia Nacional de Música, traz um programa que apresentou em Moscou com o maior sucesso.
A saxofonista e clarinetista Dani Spilman com amigos toca os clássicos brasileiros.
E na homenagem a Beethoven, desde um programa especial com a Orquestra da Radio da Guatemala, a apresentação da pianista Maria Helena Andrade com a Orquestra do Theatro da Paz, em Belém, e a Orquestra Carioca de Pagofe Baiano que traz a 5ª. Sinfonia com ritmo de pagode uma de suas músicas mais famosas.
O gaitista Roberto Becco Morais exalta, na gaita, a obra de Astor Piazzolla.
A soprano Georgia Spielmann e a pianista Maria Luisa Lundberg apresentam um programa em torno da lendária Chiquinha Gonzaga, um mito na música brasileira.
PROGRAMA:
- 9 de março - 13hs
Dani Spilamann e convidados
- 10 de março- 13hs - 52:13
Newton Nazareth, pianista- Palestra sobre Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais.
Pianista - pesquisa sobre os Imortais da Música Brasileira
- 11 de março- 13hs - 45:20
Camerata do Uerê / Orquestra Rio Camerata
- 12 de março- 13hs –
Orquestra Violões do Forte-
Roberto Beco Morais- gaita- Astor Piazzolla.
PGM 13 - 13 de março- 13hs - 52:13
Maria Helena Andrade & Orquestra Teatro da Paz
- Orquestra Carioca de Pagode Baiano que traz a 5ª. Sinfonia -Beethoven em Pagode
Homenagem a Beethoven (Em espanhol)
Orquestra da República Dominicana
- 14 de março- 13hs - 52:13
Newton Nazareth: Palestra sobre Imortais da Música Brasileira
Pianista - pesquisa sobre os Imortais da Música Brasileira
- 15 de março- 13hs -
Geórgia Spilman/Maria Luiza Lundberg
Homenagem a Chiquinha Gonzaga
- 16 de março –
Orquestra Música para Todos. Regência Serguei Eleazar de Carvalho.
PGM 17 - Dia 17 de março -
DANI SPILMANN e convidados.
PGM 18 - 18 de março- 13hs -
Joao Carlos Assis Brasil, piano
- Dia 19 de março- 13hs -
Trio Movimento Musical piano João Paulo Romeu, violoncelo Denise Emmer, flauta Lelia Brazil. Participação clarineta Mariana Bernardo
- Dia 19 de março- 13hs -
Villa - Lobos in Jazz
- Dia 20 de março- 13hs -
Arthur Moreira Lima, piano
Links:
Música no Museu - https://www.facebook.com/
RioHarpFestival - https://www.facebook.com/Rio-
Link da página no Twitter:
Música no Museu - https://twitter.com/
Cedro Rosa Youtube
( https://www.youtube.com/
( https://www.facebook.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário