- Quero Notícia

Breaking

Rádio

03 novembro, 2020

 Black Friday: Conheça Seus Direitos Antes De Ir Às Compras

(Photo Divulgação)

A Black Friday está chegando, inclusive algumas lojas resolveram antecipar a data para correr atrás das perdas por conta do tempo que ficaram fechadas durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Mas antes de aproveitar as promoções e correr às compras, é preciso ficar atento para não ser enganado e acabar perdendo dinheiro. “ Algumas lojas podem enganar o cliente na hora de finalizar a compra”, alerta o advogado especialista em direito do consumidor Bertie Moura.

Na época, algumas lojas aproveitam para abaixar o preço de produtos que não vedem muito ou apresentam algum defeito, o que não é errado, desde que o defeito não comprometa o uso e o consumidor seja avisado antes de efetuar a compra. “Segundo o Código de Defesa do Consumidor se o defeito comprometa o seu uso, a loja ou fabricante deve reparar a falha em até 30 dias. Se o conserto não acontecer até a data limite, o consumidor terá três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso; a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço”, explica o advogado.
 Outro ponto que não pode passar despercebido é o preço. “ Ficar atento às propagandas enganosas, estabelecimentos costumam aumentar o preço na véspera e abaixar na data”, relata. Em relação às compras online, o cuidado precisa ser redobrado. “ Ficar atento ao prazo de entrega, se informar quantos produtos possuem no estoque, tire print da nota fiscal, se a finalização da compra demorar, desconfie”, enumera Bertie.
Portanto, é possível sim aproveitar os descontos da Black Friday, sempre com cautela. “ Outra dica preciosa é que o consumidor tente primeiro contato diretamente com o fornecedor para que haja uma negociação mais amigável e com menos riscos de danos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário