Museu Nacional celebra 207 anos e inspira obra infantil de Isa Colli - Quero Notícia

Breaking

Rede Super FM

10 junho, 2025

Museu Nacional celebra 207 anos e inspira obra infantil de Isa Colli

Museu Nacional celebra 207 anos e inspira obra infantil de Isa Colli


 

Atividades comemorativas reacendem a importância da instituição, retratada no livro Incêndio no Museu







O Museu Nacional do Rio de Janeiro completa 207 anos em 6 de junho de 2025, reafirmando seu papel como o mais antigo e um dos mais relevantes centros de pesquisa científica e cultural do Brasil. Para celebrar a data, a instituição, que está em recuperação depois do incêndio ocorrido em 2018, preparou uma programação especial na Quinta da Boa Vista. O evento vai contar com visitas educativas, atividades científicas, apresentações de circo, feira de produtores locais e música ao vivo.



Neste momento de celebração e reconstrução da memória, ganha destaque o livro Incêndio no Museu, da escritora Isa Colli, que presta uma emocionante homenagem à instituição. Na obra, voltada ao público infantojuvenil, os bichos do jardim zoológico são os heróis que ajudam os bombeiros a apagar o fogo do local. Ficção e realidade se misturam num enredo recheado de conhecimento e aventura em busca da preservação da instituição.






Uma das cenas marcantes do livro é o resgate do crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas. Na ficção, a bicharada também consegue salvar o meteorito Bendegó, que na vida real foi encontrado intacto depois do incêndio. Liderados pelo macaco Lincon, os animais dão exemplo de heroísmo ao encarar as chamas para recuperar outras peças arqueológicas e relíquias do acervo.



O livro de Isa Colli tem sido utilizado em escolas e projetos de incentivo à leitura para promover a conscientização sobre a importância da preservação cultural. A autora, conhecida por seu compromisso com temas educativos e ambientais, transforma um episódio trágico em uma poderosa ferramenta pedagógica.



O aniversário do museu é também um convite à reflexão sobre a reconstrução em curso e o papel da educação na formação de cidadãos mais conscientes. A leitura de Incêndio no Museu nesse contexto torna-se ainda mais simbólica e necessária.



A editora Colli Books, responsável pela publicação, reforça seu apoio à divulgação científica por meio da literatura, incentivando o diálogo entre a história do Brasil e os novos leitores.



Para mais informações acessem www.collibooks.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio