Erotomania: Conheça o transtorno psiquiátrico mostrado na série “Bebê Rena” - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

09 maio, 2024

Erotomania: Conheça o transtorno psiquiátrico mostrado na série “Bebê Rena”

 Erotomania: Conheça o transtorno psiquiátrico mostrado na série “Bebê Rena”


A série aborda um transtorno psiquiátrico raro em que alguém acredita que uma pessoa famosa está apaixonada por ela, conta o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento


Créditos: Dr. Flávio H. Nascimento (MF Press Global) Foto Ilustrativa (Reprodução/Divulgação)


A nova série da Netflix, baseada em uma história real de ‘stalking’, a prática de perseguir uma outra pessoa de forma recorrente, tem chamado a atenção nas redes sociais e gerado polêmicas.


Na história, Martha desenvolve uma obsessão por Donny, um comediante em ascensão de carreira, e passa a persegui-lo durante anos, praticando até mesmo agressões físicas.


Créditos: Dr. Flávio H. Nascimento (MF Press Global) Foto Ilustrativa (Reprodução/Divulgação)

Qual o transtorno de Martha na série “Bebê rena”?


De acordo com o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, a personagem apresenta diversos sinais de um transtorno psiquiátrico raro, chamado erotomania.


A erotomania é um transtorno psiquiátrico que gera uma crença delirante de que uma pessoa famosa ou de uma alta classe social estaria secretamente apaixonada por ele, mesmo sem sinais concretos disso”.


O indivíduo também pode interpretar gestos neutros como prova desse amor imaginário, chegando a perseguir ou assediar a pessoa alvo”, explica Dr. Flávio H. Nascimento.


Principais sintomas da erotomania:


-  Interpretação distorcida de gestos neutros como prova do amor imaginário;


- Tentativas obsessivas de estabelecer contato com a pessoa alvo, mesmo quando não são bem-vindas;


-  Comportamento de perseguição ou assédio em relação à pessoa alvo;


-  Rejeição de evidências ou argumentos que contradigam a crença delirante;


-  Possíveis episódios de raiva ou agressão quando confrontado com a não reciprocidade do amor imaginário.


Créditos: Dr. Flávio H. Nascimento (MF Press Global) Foto Ilustrativa (Reprodução/Divulgação)


Sobre Dr. Flávio H. Nascimento


Dr. Flávio Henrique é formado em medicina pela UFCG, com residência médica em psiquiatria pela UFPI e mais de 10 anos de experiência na área de psiquiatria. Diagnosticado com superdotação, tem 131 pontos de QI o que equivale a 98 de percentil e é membro do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito como pesquisador auxiliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio