- Quero Notícia

Breaking

Rede Super FM

20 novembro, 2020

 Empresas Devem Se Adaptar Para Contratar Pessoas Com Deficiência

Gestora da Dr. Localiza aponta quais medidas são necessárias para as empresas acolherem colaboradores PCD

(Divulgação)

Segundo o último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs) no país. No mercado de trabalho, entretanto, a presença é baixa: apenas 418,5 mil têm carteira assinada, de acordo com dados apresentados em 2016 pelo Ministério do Trabalho.

A Lei 8.231/91, assinada em 1991 pelo presidente Fernando Collor, determina que empresas com mais de 100 funcionários guardem de 2% a 5% das vagas para PCDs. Apesar desse marco, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema, o que cria dificuldades para o grupo ingressar no mercado de trabalho e é agravado pela falta de preparo dos empregadores.

“Existem muitas vagas por conta da cota, mas é necessário ter qualificação”, relata Paula Fernandes de Souza, de 41 anos, que tem deficiência auditiva bilateral e trabalha com vendas na Dr. Localiza, empresa de rastreamento de veículos.

“Depois que perdi parcialmente a audição, enquanto aguardava o aparelho, passei um período trabalhando como atendente de supermercado. Foi uma experiência positiva, mas faltava orientação e suporte. Não havia sinalização da minha deficiência, então eu precisava explicar para que os clientes entendessem a situação”, conta Paula.

A estrutura inadequada pode ser consequência do tabu da sociedade acerca do assunto, o que reflete também na esfera do trabalho. “Quando voltei para a Dr. Localiza, onde já havia trabalhado antes, eu estava com meu aparelho auditivo e isso facilitou minha adaptação. Hoje, consigo desempenhar minha função sem nenhuma dificuldade e atribuo isso à liderança da empresa, que sempre me apoiou”, conclui.

Hoje, uma das melhores formas de enfrentar o tabu é com a conscientização atitudinal, termo para o conjunto de ações de acolhimento e abertura para ouvir a pessoa com deficiência, sem preconceitos, estereótipos e discriminações.

Segundo a diretora geral da Dr. Localiza, Patrícia Jardim, a empresa busca selecionar seus candidatos sem estigmas. “É importante lembrar que, ao receber um funcionário PCD, é necessário adaptar a estrutura do local, os processos e até mesmo a rotina”.

Para que experiências como a de Paula se repitam, é importante educar a sociedade como um todo. Confira boas práticas para uma convivência melhor e mais consciente:

- Quando quiser ajudar uma pessoa com deficiência, pergunte antes se ela precisa de algo e como você pode auxiliá-la;

- Não ofenda-se caso a oferta seja recusada;

- Fale com naturalidade sobre a deficiência e tire dúvidas quanto à influência da limitação ou necessidade de acessibilidade;

- Bom senso é essencial no relacionamento com todas as pessoas e o mesmo vale para as com deficiência;

- Ao falar com uma pessoa com deficiência mental, não use tom de voz infantil, trate-a como adulta;

- Ao oferecer ajuda para uma pessoa cega ou com baixa visão, dê seu braço para ela se apoiar. Não a conduza puxando pelas mãos;

- O cão-guia é um cão de trabalho. Não o distraia de suas funções com brincadeiras e carinhos;

- Ao conversar com uma pessoa surda ou baixa audição, fale de frente para que ela possa acompanhar o movimento labial.

- Não toque ou empurre a cadeira de rodas sem ser solicitado. Ela faz parte do espaço pessoal do cadeirante;

- A deficiência é uma condição e não uma enfermidade, por isso, não trate a pessoa como se ela estivesse doente.

Sobre a Dr. Localiza

A Dr..Localiza é especialista em rastreamento e recuperação de veículos, com uma equipe com mais de 30 anos de experiência no mercado. Possui um índice de recuperação de 98% e oferece soluções para carros, motos, utilitários e motoristas de app/táxi.


Site: https://drlocaliza.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/doutorlocaliza/

Instagram: https://www.instagram.com/doutorlocaliza/

Fonte: https://diversa.org.br/tag/acessibilidade-atitudinal/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio